Procurar

Yolanda Hopkins é a 1.ª surfista portuguesa no circuito mundial feminino

A portuguesa Yolanda Hopkins avançou hoje para as 'meias' do Saquarema Pro, no Rio de Janeiro, prova das Challenger Series (CS) da Liga Mundial de Surf (WSL), e assegurou a qualificação para o circuito principal em 2026.

Yolanda Hopkins é a 1.ª surfista portuguesa no circuito mundial feminino

© Lusa

Lusa
16/10/2025 14:11 ‧ há 2 horas por Lusa

Desporto

Surf

Na quarta bateria dos quartos de final, a olímpica lusa venceu a australiana Ellie Harrison com 10,67 pontos (em 20 possíveis) nas duas melhores ondas (6,17 e 4,50), contra os 10,07 (5,50 e 4,57) da adversária, garantindo matematicamente a entrada na elite mundial, sendo a primeira mulher portuguesa a conseguir alcançar tal feito.

 

Nos homens, Portugal já contou no passado com dois atletas (Tiago Pires e Frederico Morais) a correrem o Championship Tour (CT).

A surfista algarvia, de 27 anos, vai defrontar a experiente australiana Sally Fitzgibbons (ex-top mundial) nas meias-finais da prova brasileira, enquanto a outra semifinal vai colocar frente a frente as irmãs bascas Annette e Janire Gonzalez Etxabarri.

O Saquarema Pro, na Praia de Itaúna, no Rio de Janeiro, Brasil, é a quinta e penúltima etapa das CS, que oferecem as vagas de acesso para o circuito mundial de 2026, 10 para a competição masculina, e sete para a feminina, com o período de espera a decorrer até 19 de outubro.

 

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si