Procurar

Rui Costa e a suposta 'traição' a Vieira: "Não podia abandonar o Benfica"

Em entrevista concedida esta terça-feira à SIC e à SIC Notícias, o candidato à presidência do clube da Luz deixou elogios a José Mourinho e deixou uma garantia sobre o forte investimento que foi feito no verão passado.

Rui Costa e a suposta 'traição' a Vieira: "Não podia abandonar o Benfica"

© Getty Images

Rodrigo Querido
15/10/2025 22:07 ‧ há 3 horas por Rodrigo Querido

Desporto

Benfica

Não pôs a fasquia alta em demasia quando disse querer ser melhor presidente do que jogador? "Não creio, se não tiver ambição é sinal que não estou no lugar que mereço. Futebol joguei 20 anos, como presidente tenho quatro, espero ter mais anos para no final da presidência poder dizer isso."

 

Futuro: "Votar em mim é votar no futuro do Benfica, no projeto do clube. Equipa completamente nova, fiz as alterações que entendi, construindo uma equipa com outras nuances. Agradeço aos que me acompanharam nos últimos quatro anos, mas é apostar no futuro. Venho do passado, sim, mas sempre a olhar para o futuro, com gente nova, capaz, séria e benfiquista."

Chegada à liderança: "Estava numas funções no clube e depois tive de ser presidente do Benfica. Ninguém me pôs uma pistola na cabeça para aceitar o cargo, mas era fundamental que o Benfica apresentasse um presidente. Naquele dia, havia a urgência de apresentar um presidente e de eu aceitar o convite. Fi-lo em prol do Benfica. A entrada na UEFA podia cair por minutos, estávamos no meio de situações bancárias que podiam cair por minutos. Jamais ocuparia o cargo se não estivesse pronto para aceitar a responsabilidade."

Críticas de Luís Filipe Vieira: "Rui Costa tem uma equipa à sua volta para o ajudar a tomar decisões. Disse que o Rui Costa seria presidente e não dono do Benfica. Não vou entrar em disputas pessoais com os outros candidatos. O próprio dizia que na parte do futebol era ele que mandava. As minhas funções foram desempenhadas segundo o que me era pedido. Nessas áreas, eu estava a par de tudo, como é óbvio."

Traição a Luís Filipe Vieira? "Não sou um herói, não me considero um herói, longe disso, mas jamais podia ter dito que não ao Benfica naquele momento. Jamais podia ter dito que não assumia essa responsabilidade."

Entradas e saídas de jogadores, milhões gastos e treinadores: "Bem antes houve remodelação. Chego com 13 jogadores acima dos 30 anos e foi necessária uma remodelação completa. Foi isso que o Benfica fez. 60 e tal jogadores com contrato, foi diminuindo. Apesar da qualidade, já não davam o rendimento que era aceitável no Benfica, assim como rendimento das saídas, deram zero euros, até pela idade. O facto de investir o que investi foi algo que disse quando entrei, não descurando nunca a parte financeira, não têm um louco à frente do Benfica. Jamais colocaria o Benfica em situação de risco."

Domingos Soares Oliveira? "Chegámos a um acordo, é a pura das verdades. Segui com uma equipa que estava montada e fui mudado. Todas as pessoas hoje são novas. [Tinha saída com Luís Filipe Vieira?] Ninguém saiu, ninguém podia abandonar. O Benfica precisava de alguém que assumisse o clube, estávamos a meio de um empréstimo obrigacionista. Estávamos a horas de poder sair das competições europeias e o Benfica precisava de um presidente naquele dia. Não me escondi e aceitei a responsabilidade. Sabia a responsabilidade e senti-me responsável em aceitar essa presidência."

José Mourinho e cláusula no final da época: "Já agradeci a José Mourinho por perceber que haveria outro candidato e de poder tomar uma outra decisão. Se Mourinho sair no final da época, também terá de pagar."

Mourinho sair para selecionador? É um contrato de dois anos, todos os que fiz no Benfica foram dois anos. Aquilo que vejo em Mourinho é satisfação enorme por treinar o Benfica e aceitação de treinar o Benfica. Está empenhado. Ambiciono que essa cláusula nunca venha a ser usada porque é sinal de que houve sucesso, não tem nada que ver com seleções. Neste momento, o que temos de pensar é que Mourinho está muito satisfeito e empenhado no Benfica. Espero e desejo que esta cláusula nunca entre em vigor. A seleção nacional está bem entregue e o que queremos de José Mourinho é que tenha sucesso. Parece-me muito descabido estar a pensar no que vai acontecer daqui a um ano. Estou muito satisfeito."

Leia Também: Rui Costa revela programa e aponta às 4 estrelas no emblema do Benfica

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si