A Mesa da Assembleia Geral do Benfica (MAG) emitiu esta terça-feira, através do site oficial do clube da Luz, um comunicado oficial acerca de algumas decisões que tomou a propósito das eleições para a presidência dos encarnados marcadas para o próximo dia 25 de outubro, vincando que as mesmas não contarão com voto eletrónico.
A MAG explicou que a oposição das listas de João Ferreira Leite, João Diogo Manteigas e João Noronha Lopes ditou que as eleições sejam realizadas "integralmente no modelo tradicional de voto físico".
Na mesma publicação, o organismo confirma que os programas programas eleitorais de cada uma das listas serão publicados no site do clube da Luz na quarta-feira.
Através do mesmo comunicado, a MAG dos encarnados refere ainda que todas as candidaturas apresentadas para as eleições de 25 de outubro foram admitidas com a seguinte ordem: Lista B: Martim Lima Mayer; Lista C: João Diogo Manteigas; Lista D: Cristóvão Carvalho; Lista E: Luís Filipe Vieira; Lista F: João Noronha Lopes e Lista G: Rui Costa.
Há dias, a Mesa da Assembleia Geral do Benfica tinha confirmado que havia recebido sete candidaturas aos órgãos sociais do clube da Luz, embora apenas quatro a todos os órgãos e outras quatro à comissão de remunerações.
A MAG informou ainda que à Comissão de Remunerações foram apresentadas quatro listas, associadas às candidaturas de Rui Costa, João Noronha Lopes, Luís Filipe Vieira e Martim Mayer.
De referir que João Noronha Lopes é um dos seis candidatos assumidos às eleições para a presidência do Benfica, nas quais terá pela frente Rui Costa (o atual líder máximo do clube), Luís Filipe Vieira (o antecessor), João Diogo Manteigas, Martim Borges Coutinho Mayer e Cristóvão Carvalho.
Paulo Parreira, conhecido adepto do universo encarnado, chegou a tornar pública a intenção de, também ele, se apresentar a votos, mas acabou por voltar atrás, alegadamente, depois de ter sido coagido a não entrar nesta disputada.
Eis o comunicado na íntegra:
Para os devidos efeitos estatutários, a Mesa comunica o seguinte:
1. Face à oposição ao voto eletrónico das listas encabeçadas por João Ferreira Leite, João Diogo Manteigas e João Noronha Lopes, as eleições disputar-se-ão integralmente no modelo tradicional de voto físico, da forma apontada no edital da sua marcação;
2. Todas as candidaturas apresentadas foram admitidas e terão a ordem aqui referida;
3. As candidaturas são compostas pelos seguintes candidatos – ver aqui;
4. Os procedimentos estatutários que se seguirão são os seguintes – ver aqui;
5. Os programas eleitorais apresentados serão publicados no Site Oficial do Clube no dia de amanhã, após o início da campanha;
6. Serão de imediato contactados os mandatários das candidaturas para a primeira reunião de acompanhamento do processo eleitoral".
Leia Também: MAG do Benfica confirma sete candidaturas, mas quatro a todos os órgãos