O nome de Gonçalo Inácio tem sido um dos mais abordados sempre que abre uma janela de transferências e, embora o mercado de inverno ainda esteja longe, foi recentemente apontado ao Barcelona, levando Tonel, antigo defesa do Sporting, a pronunciar-se sobre o tema.
"Acho que para o Sporting seria benéfico manter o Gonçalo durante muitos anos, até para ter uma identidade, é português, formado no clube, seria líder, imagem forte do clube, mas hoje em dia o dinheiro fala muito alto e se aparecer proposta a bater a cláusula, acredito que queira experimentar outra coisa e também subir substancialmente o salário", começou por dizer, em declarações ao jornal A Bola, na edição impressa deste sábado.
"Barcelona? Olhando o aspeto desportivo acho que no campeonato o Gonçalo se identificava muito bem. Comparando com Inglaterra, acho que encaixava melhor na La Liga", vincou de seguida, já depois de o referido jornal ter dado conta das conversações de Deco, diretor desportivo dos culés, com Miguel Pinho, o agente do defesa-central.
'Onda' de elogios
Tonel salientou ainda o facto de Gonçalo Inácio ter "cada vez mais oportunidade" ao serviço da seleção de Portugal, liderada por Roberto Martínez, deixando ainda elogios à forma como se tem afirmado no Sporting ao longo dos últimos anos.
"É um dos pilares da equipa do Sporting. Um jogador que tem vindo a melhorar, a crescer. Está melhor hoje do que estava há um ano, meio ano. Se continuar com esta evolução que tem tido nos últimos anos, pode chegar a um nível mais alto. Já está num nível fantástico, mas pode ir para outras Ligas mais competitivas", atirou sobre um dos capitães da equipa orientada por Rui Borges.
"É cada vez mais maduro com e sem bola. As melhorias são mais visíveis sem bola, porque com bola é um jogador que sempre ligou muito bem no jogo, por dentro, no passe interior, que decide bem, tem um bom passe médio e longo. Agora, sem bola, está a melhorar muito. Está muito sereno, muito concentrado, muito confiante. Nesta altura, não tenho dúvidas de que é um dos pilares da equipa", rematou.
De referir que Gonçalo Inácio tem feito praticamente toda a carreira ao serviço do Sporting, com exceção para o início do seu percurso no mundo do futebol, no Almada AC, entre 2010 e 2012, altura em que despertou a atenção dos leões. O internacional português foi subindo vários 'degraus' na formação do clube de Alvalade a acabou por se estrear pela equipa principal em 2020/21, às ordens de Ruben Amorim, com direito à conquista do título de campeão nacional. Desde então, o defesa de 24 anos somou 21 golos e 13 assistências em 224 jogos de leão ao peito, para além dos dois tentos certeiros e dos dois passes para golo registados pela seleção nacional.
Leia Também: O rumor da semana: Afinal, Gonçalo Inácio sai ou renova com o Sporting?