Os jogos referentes à qualificação europeia para o Campeonato do Mundo de 2026 desta sexta-feira trouxeram muitos acontecimentos de interesse aos clubes da I Liga, nomeadamente o Benfica e o Sporting, que estiveram mais representados nos compromissos internacionais.
A Ucrânia, que contou com Sudakov e Trubin, jogadores do Benfica, a titulares, visitou a Islândia e protagonizou um jogo de 'loucos' com oito golos a serem apontados ao longo dos 90 minutos, com uma vitória ucraniana por 5-3 a ser o resultado final.
No entanto, o foco vai também para a lesão sofrida pelo extremo das águias, que saiu com queixas no ombro ainda no decorrer da primeira parte do encontro, quando o jogo ainda estava com um 1-1 no marcador, aos 39 minutos.
Os golos dos europeus de leste foram marcados por Ruslan Malinovskyi, que bisou na partida ao faturar aos 14 e aos 45+5 minutos, por Oleksiy Gutsulyak, que devolveu a vantagem aos ucranianos aos 45 minutos de jogo, ainda antes do intervalo, com Ivan Kaliuzhnyi, ao minuto 85, e Oleg Ocheretko, a dois minutos dos 90, a darem a vitória ao conjunto liderado por Rebrov.
No entanto, este não foi o único jogo da noite. O Luxemburgo, com Leandro Barreiro, do Benfica, a titular, acabou por ser goleado por 4-0 pela Alemanha, que entrou a todo o 'gás' no encontro frente aos seus adeptos, em Sinsheim, com dois golos antes dos 25 minutos, com Raum a converter um golaço de livre direto e Joshua Kimmich uma grande penalidade, na sequência de uma expulsão de Dirk Carlson ao minuto 20. Na segunda metade, os golos de Serge Gnabry aos 48 minutos e o bis de Kimmich dois minutos depois fecharam as contas na Alemanha.
Viajando para Gent, a Bélgica e a Macedónia do Norte discutiam a liderança do Grupo J desta qualificação para o Mundial'2026, e não foram além de um empate sem golos, apesar das mais de 25 tentativas de remate por parte dos belgas para quebrar a 'muralha' dos visitantes. Este resultado, que foi obtido com Zeno Debast a titular e Dodi Lukebakio a não sair do banco de suplentes, deixa a Macedónia do Norte no topo da classificação à sexta jornada, enquanto que a Bélgica se mantém no segundo posto.
Noutra das surpresas da noite, a Suíça bateu a Suécia fora de casa, com Viktor Gyokeres a ser titular nos nórdicos, que não tiveram argumentos para a seleção da Europa Central, que venceu por duas bolas a zero, com golos de Granit Xhaka, da marca dos 11 metros, aos 65 minutos, e de Johan Manzambi, aos 90+4.
A França saiu triunfante frente ao Azerbaijão, com um resultado de 3-0 no Parc des Princes, em Paris, com Kylian Mbappé, Adrien Rabiot e Florian Thauvin a serem os protagonistas da noite ao marcarem os golos da partida.
Nos restantes encontros, o Cazaquistão recebeu e venceu, por 4-0, o Liechtenstein, enquanto que a Irlanda do Norte derrotou a Eslováquia por 2-0 no seu reduto. Já o Kosovo e a Eslovénia não foram além de um nulo no seu jogo.
[Notícia atualizada às 22h04]
Leia Também: Portugal faz o último treino antes da receção à Irlanda rumo ao Mundial