A seleção moçambicana de futebol perdeu hoje, por 2-1, diante da Guiné-Conacri, no Estádio Nacional do Zimpeto, em Maputo, e viu complicar o sonho de apuramento para o Mundial2026, a disputar-se nos Estados Unidos, Canadá e México.
Abdoul Karim Traoré foi o herói da partida, ao marcar os dois golos da Guiné-Conacri, logo aos dois e aos 59 minutos, garantindo o triunfo dos visitantes. O único golo moçambicano foi apontado por Reinildo Mandava, aos 19 minutos, mas a reação dos 'mambas' acabou por ser insuficiente para alterar o resultado.
Com este resultado, Moçambique mantém-se na terceira posição do Grupo G, já ganho pela Argélia, com 22 pontos, seguida do Uganda, com 18. Com a vitória de hoje, a Guiné-Conacri permanece na quarta posição, com 14 pontos. Moçambique muito dificilmente conseguirá chegar ao segundo lugar, de acesso ao play-off, uma vez que precisa de vencer no próximo e último jogo a Somália e esperar que os ugandeses percam frente à Argélia, tendo ainda de anular uma desvantagem de 10 golos.
O vencedor de cada um dos nove grupos apura-se diretamente para o Mundial de 2026, que vai decorrer nos Estados Unidos, Canadá e México, entre 11 de junho e 19 de julho, enquanto os quatro melhores segundos classificados vão disputar um play-off, cujo vencedor vai depois disputar uma repescagem da FIFA, a disputar entre seis seleções e que determinará mais duas vagas.
Leia Também: Chiquinho Conde mantém ambição de levar Moçambique ao Mundial'2026