Há uma nova polémica no futebol mundial e a 'culpa' é do presidente da FIFA Gianni Infantino. O tema em questão passa pela alteração dos calendários mundiais... mas para que os Campeonatos do Mundo de Clubes e de seleções passem a ser realizados nos meses de março ou outubro, ao invés de junho ou novembro, conforme disse esta quinta-feira na Assembleia dos Clubes Europeus de Futebol, que se realizou em Roma.
"Já estamos a entrar nos detalhes, estamos sempre a discutir o assunto. Não se trata apenas de um Mundial, é uma reflexão geral. Mesmo para jogar em alguns países europeus em julho, faz muito, muito calor. O melhor mês para jogar futebol, que é junho, não é muito utilizado na Europa", começou por dizer o presidente da FIFA.
"Talvez haja maneiras de otimizar o calendário, mas estamos a discutir isso e veremos quando chegarmos a algumas conclusões. Só temos que manter a mente aberta. Devemos analisar a globalização do calendário internacional de jogos. Outubro e março são os meses em que se pode jogar em qualquer lugar", continuou.
"Temos uma estrutura em que temos jogos a nível nacional, continental e global. Esta é a estrutura que tornou o futebol o desporto número 1 do mundo. Se quisermos quebrar esta estrutura, corremos um grande risco. Se quisermos regulá-la, então temos de analisar a questão. Temos de falar com todas as partes interessadas", assumiu Gianni Infantino.
"Penso que precisamos de uma reflexão mais global sobre o que queremos fazer. Queremos que todos joguem em qualquer lugar e façam o que quiserem? Tudo bem, a FIFA é bastante forte nesse aspeto. Ou queremos ter um sistema regulamentado que tenha em conta os interesses de todos a nível nacional, continental e de clubes, mas também a legitimidade de todos para organizar eventos e regulamentar o desporto no seu próprio país?", concluiu.
Expansão do Mundial de Clubes também está nos planos.
No entanto, o Campeonato do Mundo de seleções não é a única prova que está a ser colocada neste prisma, já que o Campeonato do Mundo de clubes também poderá passar para as mesmas alturas, sendo que uma expansão também está nas possibilidades para a FIFA.
Segundo o que o próprio presidente já afirmou, a estrutura da competição deverá mudar para um total de 48 equipas já na próxima edição, em 2029, com Infantino a garantir que a FIFA está a "trabalhar para ver como pode tornar este evento maior, ainda melhor e ainda mais impactante".
Por enquanto, os principais candidatos para organizar o próximo Mundial de Clubes são mesmo Espanha e Marrocos, que irão organizar o Campeonato do Mundo de seleções de 2030 em conjunto com Portugal, ainda que haja mais países interessados na sua organização, como os Estados Unidos da América e até a China.
A FIFA ainda está a equacionar a possibilidade de realizar esta prova a cada dois anos a partir de 2029, com o Qatar a ser o favorito a ser o país sede da edição de 2031, caso se confirme esta mudança, que seria fundamentada com a alteração das datas dos Mundiais de clubes e de seleções para que não sejam realizados no verão nem no inverno, mas sim em março ou outubro.
Leia Também: Presidente da FIFA felicita Trump por acordo de paz entre Israel e Hamas