Procurar

Mundial de futebol em março ou outubro? Prepare-se, pode mesmo acontecer

Gianni Infantino, presidente da FIFA, utilizou o seu discurso na Assembleia dos Clubes Europeus de Futebol, em Roma, para colocar a hipótese de os Campeonatos do Mundo se realizarem noutras datas em que se possa jogar em todo o mundo.

Mundial de futebol em março ou outubro? Prepare-se, pode mesmo acontecer

© Getty Images

Davide Rodrigues Araújo
09/10/2025 19:00 ‧ há 1 dia por Davide Rodrigues Araújo

Desporto

FIFA

Há uma nova polémica no futebol mundial e a 'culpa' é do presidente da FIFA Gianni Infantino. O tema em questão passa pela alteração dos calendários mundiais... mas para que os Campeonatos do Mundo de Clubes e de seleções passem a ser realizados nos meses de março ou outubro, ao invés de junho ou novembro, conforme disse esta quinta-feira na Assembleia dos Clubes Europeus de Futebol, que se realizou em Roma.

 

"Já estamos a entrar nos detalhes, estamos sempre a discutir o assunto. Não se trata apenas de um Mundial, é uma reflexão geral. Mesmo para jogar em alguns países europeus em julho, faz muito, muito calor. O melhor mês para jogar futebol, que é junho, não é muito utilizado na Europa", começou por dizer o presidente da FIFA.

"Talvez haja maneiras de otimizar o calendário, mas estamos a discutir isso e veremos quando chegarmos a algumas conclusões. Só temos que manter a mente aberta. Devemos analisar a globalização do calendário internacional de jogos. Outubro e março são os meses em que se pode jogar em qualquer lugar", continuou.

"Temos uma estrutura em que temos jogos a nível nacional, continental e global. Esta é a estrutura que tornou o futebol o desporto número 1 do mundo. Se quisermos quebrar esta estrutura, corremos um grande risco. Se quisermos regulá-la, então temos de analisar a questão. Temos de falar com todas as partes interessadas", assumiu Gianni Infantino.

FIFA chama 'pesos pesados' para apresentar bola do Mundial'2026

FIFA chama 'pesos pesados' para apresentar bola do Mundial'2026

Jurgen Klinsmann, Cafu, Alessandro Del Piero, Zinedine Zidane e Xavi Hernández apresentaram a Trionda, da Adidas, que vai rolar nos jogos do Campeonato do Mundo que vão decorrer nos Estados Unidos da América, Canadá e México.

Notícias ao Minuto | 11:11 - 03/10/2025

"Penso que precisamos de uma reflexão mais global sobre o que queremos fazer. Queremos que todos joguem em qualquer lugar e façam o que quiserem? Tudo bem, a FIFA é bastante forte nesse aspeto. Ou queremos ter um sistema regulamentado que tenha em conta os interesses de todos a nível nacional, continental e de clubes, mas também a legitimidade de todos para organizar eventos e regulamentar o desporto no seu próprio país?", concluiu.

Expansão do Mundial de Clubes também está nos planos.

No entanto, o Campeonato do Mundo de seleções não é a única prova que está a ser colocada neste prisma, já que o Campeonato do Mundo de clubes também poderá passar para as mesmas alturas, sendo que uma expansão também está nas possibilidades para a FIFA.

Segundo o que o próprio presidente já afirmou, a estrutura da competição deverá mudar para um total de 48 equipas já na próxima edição, em 2029, com Infantino a garantir que a FIFA está a "trabalhar para ver como pode tornar este evento maior, ainda melhor e ainda mais impactante".

Por enquanto, os principais candidatos para organizar o próximo Mundial de Clubes são mesmo Espanha e Marrocos, que irão organizar o Campeonato do Mundo de seleções de 2030 em conjunto com Portugal, ainda que haja mais países interessados na sua organização, como os Estados Unidos da América e até a China.

A FIFA ainda está a equacionar a possibilidade de realizar esta prova a cada dois anos a partir de 2029, com o Qatar a ser o favorito a ser o país sede da edição de 2031, caso se confirme esta mudança, que seria fundamentada com a alteração das datas dos Mundiais de clubes e de seleções para que não sejam realizados no verão nem no inverno, mas sim em março ou outubro.

Leia Também: Presidente da FIFA felicita Trump por acordo de paz entre Israel e Hamas

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si