O FC Porto emitiu, ao final da noite desta segunda-feira, um comunicado oficial, no qual dá conta de uma alteração importante numa das infra-estruturas que é utilizada pela equipa principal dos azuis e brancos.
Com efeito, e a partir desta segunda-feira, dia 6 de outubro de 2025, vai passar a chamar-se Centro de Treinos e Formação Desportiva Jorge Costa, numa homenagem ao antigo jogador e dirigente do FC Porto que morreu no passado dia 5 de agosto.
No comunicado, o FC Porto informa que a proposta de mudança do nome da infra-estrutura tinha sido apresentada à Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia e acabou por ser aprovada numa reunião da autarquia gaiense que decorreu esta segunda-feira.
"A proposta que o Clube apresentou à Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia foi aprovada na reunião municipal desta segunda-feira e a infraestrutura outrora conhecida como Centro de Treinos e Formação Desportiva PortoGaia muda de nome, passando a homenagear o saudoso Jorge Costa", pode ler-se na nota do clube portista.
No mesmo comunicado, o FC Porto informa ainda que a oficialização desta mudança será realizada numa cerimónia privada que decorrerá no próximo dia 25 de outubro.
"Esta alteração será devidamente assinalada numa cerimónia privada agendada para o próximo dia 14 de outubro - a data do aniversário de Jorge Costa - que contará com a presença da Direção do FC Porto e do executivo da CM Gaia", termina o comunicado.
𝗖𝗲𝗻𝘁𝗿𝗼 𝗱𝗲 𝗧𝗿𝗲𝗶𝗻𝗼𝘀 𝗲 𝗙𝗼𝗿𝗺𝗮𝗰̧𝗮̃𝗼 𝗗𝗲𝘀𝗽𝗼𝗿𝘁𝗶𝘃𝗮 𝗝𝗼𝗿𝗴𝗲 𝗖𝗼𝘀𝘁𝗮
— FC Porto (@FCPorto) October 6, 2025
A partir de hoje, o Capitão dá nome ao centro de treinos do FC Porto
O antigo internacional do FC Porto e diretor para o futebol profissional dos azuis e brancos, Jorge Costa, morreu no passado dia 5 de agosto aos 53 anos, na sequência de uma paragem cardiorrespiratória.
Jorge Costa entrou em paragem cardiorrespiratória na sala de emergência do Hospital de São João, verificando-se o óbito, depois de ter sido transportado para o hospital após ter-se sentido mal no centro de estágios do clube, no Olival, em Vila Nova de Gaia.
Costa representou os dragões em 383 jogos oficiais, entre 1992 e 2005, e capitaneou o emblema durante várias épocas, tornando-se um dos defesas mais marcantes da história dos portistas, com os quais conquistou uma Liga dos Campeões, uma Taça UEFA, uma Taça Intercontinental, oito vezes a I Liga, cinco a Taça de Portugal e cinco a Supertaça.
Terminou a carreira de futebolista em 2006 e, pouco depois, abraçou a de treinador. Em 2024 regressou ao Clube do coração para assumir o cargo de diretor do futebol profissional do FC Porto
Pela seleção portuguesa foi internacional AA 50 vezes, tendo ainda conquistado o Mundial sub-20 de 1991.
Leia Também: Minuto de silêncio por Diogo Jota e Jorge Costa antes do Arménia-Portugal