Procurar

Farioli dá os "parabéns" ao Benfica e atira: "Vi muitos treinadores..."

Treinador italiano admitiu esperar outra forma de pressionar por parte do Benfica, mas também lamentou que o FC Porto não tenha aproveitado as "três grandes ocasiões do jogo". Farioli destacou, também, a estratégia de Mourinho.

Farioli dá os "parabéns" ao Benfica e atira: "Vi muitos treinadores..."

© Getty Images

Notícias ao Minuto
06/10/2025 08:00 ‧ há 18 horas por Notícias ao Minuto

Desporto

FC Porto

Francesco Farioli garantiu, na noite de domingo, que o objetivo do FC Porto frente ao Benfica passava pela conquista dos três pontos. Em conferência de imprensa, de rescaldo ao Clássico no Dragão que não foi além de um nulo (0-0), em jogo da 8.ª jornada da I Liga, o treinador italiano destacou, ainda, a estratégia de Mourinho que já teve resultados no passado. 

 

"Acho que as duas equipas jogaram com muita maturidade, de forma inteligente, pragmática. Não é uma má palavra. É ser coerente e consciente do tipo de jogo. Vi muitos treinadores perderem jogos contra Mourinho desta forma, numa oportunidade. Jogámos o nosso jogo. Tentámos tudo, merecíamos mais. As três grandes oportunidades são nossas. Jogar com o Benfica e ter só um remate enquadrado, num livre a 30 metros, diz muito. Outra folha limpa. Se o ponto era o que queríamos, não, queríamos os três pontos. É seguir em frente", começou por dizer Farioli, aos jornalistas, antes de dar os "parabéns" ao rival.

"Respeito muito a forma como o Benfica jogou, se o treinador consegue convencer os jogadores a terem esse tipo de sacrifício e humildade para ficarem tão compactos defensivamente, acho maravilhoso. Parabéns ao Benfica pelo futebol deles. Esperava que a forma de pressionar fosse um pouco diferente, não a maneira de jogar", vincou o treinador italiano. 

Encantado com o ambiente no Dragão 

Farioli experienciou o primeiro Clássico no Estádio do Dragão e mostrou-se encantado com o ambiente que testemunhou, não deixando de lamentar, por outro lado, que o FC Porto não conseguisse somar uma nova vitória no campeonato.  

"O ambiente foi incrível. Não subi para o aquecimento, mas mesmo dentro senti que o estádio estava ao rubro. Os adeptos foram incríveis em todos os momentos. Infelizmente, não conseguimos dar os três pontos aos adeptos", frisou, antes de fazer uma pequena reflexão. 

"Se fizermos uma análise a frio, considerando onde estávamos e onde estamos, temos de estar felizes. Jogámos contra o Sporting e Benfica, mas isto não diz muito porque temos de jogar muitos outros jogos. Temos de continuar. Não estamos aqui para fazer cálculos, agora damos uns dias aos jogadores que não estarão com a equipa nacional porque precisámos e eles merecem. A partir da próxima semana começámos a preparar os próximos jogos", analisou. 

Penálti por assinalar? 

Farioli foi ainda questionado sobre as queixas do FC Porto por conta de um lance na grande área do Benfica, no qual Denis Gul foi puxado por António Silva. O técnico dos dragões não teve dúvidas em considerar que o árbitro deveria ter marcado grande penalidade. 

"As regras são claras. Se a camisola foi puxada, era grande penalidade", limitou-se a dizer o treinador italiano de 36 anos. 

As contas da I Liga 

Refira-se que este empate colocou fim ao arranque 100% vitorioso do FC Porto nesta nova temporada, mas deixou tudo na mesma nos lugares cimeiros da tabela classificativa, uma vez que também o Sporting empatou diante do Sp. Braga (1-1). 

Concluída a 8.ª ronda, o FC Porto prossegue na liderança isolada, com 22 pontos, mais três do que o Sporting e mais quatro do que Benfica. 

Leia Também: FC Porto pediu penálti neste lance com Denis Gul e António Silva

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si