Procurar

Vitória SC faz das 'tripas coração' e vence Santa Clara com remontada

Conjunto de Guimarães seguia numa série negativa na competição, mas conseguiu voltar a sorrir. Depois da derrota em Alverca, houve vitória diante do Santa Clara. Último triunfo em casa tinha sido há quase dois meses.

Vitória SC faz das 'tripas coração' e vence Santa Clara com remontada

© Getty Images

Rodrigo Querido
04/10/2025 22:28 ‧ há 3 horas por Rodrigo Querido

Desporto

I Liga

O Vitória SC deixou para trás das costas o momento negativo na I Liga e voltou aos triunfos no campeonato, vencendo, este sábado, na receção ao Santa Clara, por 2-1, num encontro que foi válido para a oitava jornada da competição.

 

Após a surpreendente derrota do último fim de semana no Ribatejo diante do Alverca, por 0-2, o clube de Guimarães procurava terminar com a série sem vencer na prova - tinha também empatado em casa no dérbi minhoto ante o Sporting de Braga.

Para tentar alcançar esse feito, o Estádio D. Afonso Henriques, no Minho, engalanou-se. Ainda assim, foi o conjunto visitante a abrir a contagem ao minuto 6. Depois de um início mais apático de parte a parte, em que as duas equipas ainda se iam estudando, o clube de Ponta Delgada acabou por abrir a contagem em pleno Estádio D. Afonso Henriques.

Num erro crasso da defesa vitoriana, Rodrigo Abascal perdeu o lance e Vinícius Lopes agradeceu a oferta. João Mendes e Óscar Rivas ficaram a ver e o extremo brasileiro aproveitou a autoestrada que ficou aberta no corredor central para fazer o golo. Na cara de Castillo acabou por não perdoar.

Apesar do início negativo, o Vitória SC podia ter chegado ao empate ainda dentro da etapa inicial. Aos 18 minutos, Gabriel Batista fez uma intervenção a travar o cabeceamento de Abascal. No meio da confusão, Fábio Blanco atirou ao ferro.

À procura de alcançar o empate, Luís Pinto fez três alterações ao intervalo e viu a sua equipa estar perto de marcar logo na reabertura. Ao minuto 51, Ndoye, acabado de entrar, introduziu a bola na baliza do Santa Clara, mas foi assinalado fora de jogo. Logo a seguir, aos 53', Saviolo rematou de pé esquerdo à trave dos açorianos.

Por outro lado, o Santa Clara ficou perto de ampliar a vantagem aos 61 minutos. Após um contra-ataque conduzido por Wendel Silva, o brasileiro soltou para Matheus Pereira, mas Juan Castillo conseguiu parar o remate do médio com uma boa defesa.

Do lado oposto, o Vitória SC viveu um momento de glória com dois golos de rajada que acabaram por culminar no regresso aos triunfos. No espaço de cinco minutos, o conjunto da casa marcou os dois golos que valeram a primeira vitória em casa em quase dois meses.

Samu Silva foi o homem que liderou a reviravolta dos vitorianos. O médio ex-Vizela fez o passe que culminou no golo do empate apontado por Ndoye. Após um cruzamento perfeito do português, o avançado atirou de cabeça para o fundo das redes aos 73 minutos.

Cinco minutos volvidos, Samu Silva apareceu à boca da baliza para atirou forte para o fundo das redes. Na sequência de um pontapé de canto, Rivas fez um primeiro cabeceamento para um grande defesa de Gabriel Batista. Ainda assim, o guardião já foi incapaz de parar a recarga do médio.

Apesar da remontada, o Vitória SC não teve tarefa fácil para segurar a vantagem. Já nos descontos, Elias Manoel atirou para uma enorme defesa de Juan Castillo. Logo de imediato, Rodrigo Abascal cortou em linha da linha de baliza uma bola que poderia dar em golo.

Após este regresso aos triunfos, o Vitória SC ascendeu ao sétimo lugar, à condição, com 11 pontos, enquanto os açorianos mantêm-se no 11.º lugar e podem cair mais posições.

Leia Também: EM DIRETO: Alverca soma novo triunfo, antes do Vitória SC-Santa Clara

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si