Procurar

Afinal, Amorim não estará em perigo. "United não planeia despedi-lo"

Jornalista David Ornstein garante que o treinador português de 40 anos continua a reunir total confiança por parte do Manchester United. Eventual despedimento nos próximos dias só irá ocorrer em caso de hetacombe diante do Sunderland.

Afinal, Amorim não estará em perigo. "United não planeia despedi-lo"

© Getty Images

Francisco Amaral Santos
04/10/2025 08:22 ‧ há 17 horas por Francisco Amaral Santos

Afinal, o lugar de Ruben Amorim no Manchester United não estará em causa, mesmo perante o caso de uma nova derrota, este sábado, na receção ao Sunderland. Foi essa a garantia dada ontem, sexta-feira, por David Ornstein, jornalista inglês e especialista em questões relacionadas com o mercado de transferências na antena da NBC Sports Soccer. 

 

"O Ruben Amorim está debaixo de muita pressão, mas creio que a maior parte dele é gerada por ele próprio. Isto para além do fardo que é ser treinador do Manchester United", começou por explicar Ornstein, prosseguindo com mais dados. 

"O Manchester United, de acordo com o que apurei, não está a planear despedi-lo. Não querem e não vão tentar fazê-lo. Não acho que o vão fazer nesta temporada. Acho que ele está realmente a sentir a pressão e as pessoas com quem falei dizem que ele está a questionar-se se terá sucesso lá. Mas acho que, de forma gradual, eles já têm uma melhoria, mesmo que pequena, especialmente com a chegada de alguns reforços", vincou o jornalista. 

David Ornstein referiu, ainda, que as principais figuras do Manchester United continuam esperançadas de que o trabalho de Ruben Amorim em Old Trafford traga frutos, até porque se tratou de uma aposta pessoal. 

"Ainda é muito cedo, mas Sir Jim Ratcliffe, como proprietário maioritário e tendo controlo desportivo, está no centro disto. Está totalmente envolvido [para que Amorim tenha sucesso]. Omar Berrada, como diretor desportivo, Jason Wilcox como diretor técnico, mas especialmente este diretor desportivo... Há muita coisa em jogo nesta decisão para eles, porque foram eles que o escolheram e depositaram grande fé nele e no sistema dele", disse. 

Southgate descartado 

Ao mesmo tempo, David Ornstein também descartou, neste momento, o rumor que dá conta de que o Manchester United já teria feito um contacto prévio com Gareth Southgate, antigo selecionador inglês. 

"As pessoas falam em lista de alvos. Mas eu não tenho conhecimento de uma lista de treinadores para suceder a Amorim. Claro que o Manchester United terá sempre de estar atento ao mercado, como qualquer outro clube, mas posso assegurar que Gareth Southgate não está a ser cogitado no Manchester United", defendeu. 

Jogadores ao lado de Amorim

Apesar de Ruben Amorim reunir a confiança dos responsáveis do Manchester United, David Ornstein admitiu, porém, que o treinador português precisa de dar a volta aos maus resultados. 

"Os resultados precisam de ser melhores. Ele não pode fugir disso e sabemos como esta indústria opera, mas acho que lhe vão dar mais tempo. Não há garantias de que se o United perder contra o Sunderland, eles [direção] vão despedir Amorim. Acho que não o fariam, desde que não seja muito grave", sublinhou, antes de garantir que o plantel está ao lado de Amorim

"Até onde sei, os jogadores também estão com ele. Acreditam no que está a fazer. Há uma aceitação da ideia. Talvez seja um problema mais psicológico e mental. Há uma especulação sobre o sistema, mas acho que isso não deve ser visto como o problema central. Acho que encontrar um 8 fosse mais urgente do que um 9 e estará na agenda daqui para a frente", rematou o especialista de mercado. 

Refira-se que o Manchester United recebe o Sunderland a partir das 15h00 deste sábado, em jogo relativo à 7.ª jornada da Premier League. Por esta altura os red devils ocupam o 14.º lugar com sete pontos amealhados. 

Leia Também: Lenda do United sem dúvidas: "Ruben Amorim já podia ter sido despedido"

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si