Procurar

Ruben Amorim defende sistema do United, mas atira: "Não podemos fugir..."

Treinador português garantiu que o sistema 3x4x3 está longe de ser o principal problema do Manchester United, recordando que em determinados jogos a escolha tática não foi questionada. Embate com o Sunderland pode ser decisivo.

Ruben Amorim defende sistema do United, mas atira: "Não podemos fugir..."

© Getty Images

Francisco Amaral Santos
03/10/2025 14:25 ‧ há 1 dia por Francisco Amaral Santos

Ruben Amorim voltou a defender, esta sexta-feira, com unhas e dentes o sistema tático 3x4x3 que implementou no Manchester United. Em conferência de imprensa, de antevisão ao jogo com o Sunderland, relativo à 7.ª jornada da Premier League, o treinador português lembrou que o United já venceu com o mesmo sistema, pese embora tenha admitido que "não se pode fugir dos maus resultados". 

 

"As críticas são normais. Não se pode fugir dos resultados e ainda tens a bagagem da época passada. Vai ser um jogo muito complicado. O Sunderland tem estado bem e quando vemos os jogos, podemos ver que eles empataram com um jogador a menos e que ainda ganharam ao Brentford", começou por dizer Ruben Amorim, citado pelo Manchester Evening News, prosseguindo. 

"Os detalhes mudaram muito, portanto temos de ter atenção. É uma equipa que joga muito bem, com um sistema de 4x3x3, com muitas rotações em campo. Estão confiantes e portanto está mais do que visto que vamos estar debaixo de pressão. Durante estes seis jogos não fomos a mesma equipa em pequenas coisas. O esforço que colocámos nos jogos não foi o mesmo. Temos de encontrar um equilíbrio", refletiu o treinador luso de 40 anos, antes de defender a sua filosofia de jogo. 

"Temos de olhar para todos os jogos desta ´poca e para mim são completamente diferentes. Há coisas parecidas e há coisas diferentes. Há coisas que não podemos mudar. Noutros jogos não fomos a mesma equipa nos detalhes. O meu trabalho é preparar a equipa. Não podemos dizer que uma coisa não funciona quando já funcionou num fim de semana. Quando algo funciona num dia e não funciona no outro, significa que a forma como fizemos essa coisa não foi igual. Não estamos a fazer o mesmo todos os dias", rematou Ruben Amorim. 

Duelo decisivo em Old Trafford 

Ruben Amorim parece, assim, manter-se imune às críticas, continua focado em preparar o jogo frente ao Sunderland, agendado para as 15h00 de amanhã, sábado. O treinador português precisa de somar os três pontos, sob pena de ver o seu percurso chegar ao fim em Old Trafford.

Para já, a direção do Manchester United continua a acreditar que o ex-Sporting é o homem certo para liderar a equipa nesta época 2025/26, mas um eventual desaire frente aos recém-promovidos à Premier League poderá ser a 'gota de água' para o despedimento. 

O nome de Gareth Southgate tem sido apontado como o alvo preferencial para a sucessão de Ruben Amorim, mas o The Sun garante, esta sexta-feira, que o antigo selecionador inglês está receoso em aceitar o convite e pede um tempo de quatro anos para conseguir devolver títulos ao clube de Old Trafford. 

Solidário com vítimas de ataque

Amorim foi ainda confrontado com o ataque contra uma sinagoga na Cidade de Manchester, registado ontem, que causou dois mortos e três feridos.

"É um mundo louco que estamos a viver neste momento. Várias coisas destas estão a acontecer. A nossa solidariedade está com as vítimas, claro. Vamos prestar o nosso tributo amanhã. É de loucos o que se está a viver nos dias de hoje", lamentou o ex-treinador do Sporting. 

Leia Também: "Tenho pena de Amorim. Não há treinador que consiga salvar o United"

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si