Em Glasgow, a equipa do Sporting de Braga deu, esta quinta-feira, uma resposta ao momento menos bom a nível interno, com cinco jogos seguidos sem vencer. Os bracarenses venceram pela primeira vez na sua história no terreno do Celtic, por 2-0, a contar para a segunda jornada da fase de liga da Liga Europa.
Aos 20', o capitão Ricardo Horta abriu o ativo, num lance em que o veterano guardião dinamarquês Kasper Schmeichel, de 38 anos, não ficou nada bem na fotografia, parecendo ser surpreendido pela trajetória da bola na sequência de um potente disparo de longa distância.
Na segunda parte, o guarda-redes Lukas Hornicek manteve a vantagem bracarense com um par de defesas de grande nível. A seis minutos dos 90, o golpe final na partida. O avançado Gabri Martínez finalizou, à segunda tentativa, na cara de Kasper Schmeichel e selou a conquista de três importantes pontos.
O Sporting de Braga soma seis pontos e irá receber o Estrela Vermelha, da Sérvia, na próxima jornada.
Vamos então às notas da partida
Figura
Lukas Hornicek apareceu na altura de maior aperto da equipa. O checo brilhou entre os postes, com defesas de elevado nível. Aos 74', a tentativa do tunisino Sebastian Tounekti esbarrou na luva da mão da mão esquerda do dono da baliza dos minhotos. Seria o empate.
Surpresa
No regresso à Escócia, o defesa-central Gustaf Lagerbielke esteve disposto a fazer boa figura frente à sua antiga equipa. O sueco esteve intransponível defensivamente e foi sempre um porto seguro para a sua equipa. Raramente falhou, mas quando aconteceu, estava Lukas Hornicek na baliza.
Desilusão
Paulo Bernardo não foi feliz no seu regresso à titularidade, estando pouco em jogo, sem conseguir contribuir ofensivamente. O ex-Benfica teve um desempenho pobre e não foi estranho a sua substituição ao minuto 67.
Os treinadores
Brendan Rodgers
Vida difícil para o norte-irlandês. É verdade que foi apenas a primeira derrota em 2025/26, mas a eliminação diante do Kairat Almaty, no playoff da Liga dos Campeões, deixou marcas na sua relação com os adeptos, que abandonaram o estádio nos instantes finais do jogo com o Sporting de Braga.
O futebol da equipa também não ajuda, dado que existe uma enorme falta de eficácia. O ex-Liverpool já começa a ser questionado no comando técnico.
Carlos Vicens
É caso para dizer onde está este Sporting de Braga a nível doméstico. A exibição no Celtic Park não foi de encher o olho, mas não faltaram os princípios básicos de uma equipa: compromisso, vontade, espírito de luta. Em Portugal, os bracarenses são, muitas vezes, obrigados a assumirem o protagonismo do jogo, mais do que na Europa, mas não pode ser desculpa.
Vem aí o bicampeão Sporting e fica a dúvida sobre que Sporting de Braga irá se apresentar, este domingo, no Estádio José de Alvalade, para a oitava jornada do campeonato.
Árbitro
O árbitro alemão Tobias Stieler teve um jogo tranquilo e sem influência no resultado final. O lance do golo invalidado ao Celtic, por Iheanacho, é difícil de analisar. Com o recurso do VAR, foi tomada a decisão certa.
Leia Também: (Re)veja o golo que selou a histórica vitória do Sp. Braga no Celtic Park
Leia Também: FC Porto-Benfica já tem árbitro, assim como o Sporting-Sporting de Braga