História feita. O Sporting de Braga venceu, esta quinta-feira, por 2-0, no terreno do Celtic, em jogo da segunda jornada da fase de liga da Liga Europa. Foi a primeira vitória dos minhotos na casa dos tetracampeões escoceses, que sofreram a primeira derrota da época.
A formação local, com o médio Paulo Bernardo, ex-Benfica, no onze, cedo quis imperar a sua lei. O perigo veio dos corredores, com destaque para Maeda, ex-Marítimo, e Tounekti. Foi dos pés deste último que saiu o primeiro remate enquadrado, aos 13', defendido de forma segura por Lukas Hornicek.
A resposta bracarense surgiu pouco depois, aos 18'. Na sequência de um ressalto dentro da área, o médio Vítor Carvalho, em posição privilegiada, acertou nas 'orelhas da bola'.
Aos 20', Ricardo Horta encheu o pé e inaugurou o marcador, através de um remate de meia distância, contando com a preciosa ajuda do guardião Kasper Schmeichel, que ficou mal na fotografia.
O capitão dos bracarenses- terceiro golo na temporada, 'furou' a muralha defensiva dos locais, que consentiram apenas o segundo golo no Celtic Park em 2025/26.
A equipa local ficou intranquila na partida e a falta de apoio dos próprios adeptos apenas colocou mais dificuldades ao conjunto de Brendan Rodgers. Ao longo da primeira parte, deu sempre a sensação de que o Sporting de Braga estave mais perto do 2-0 do que propriamente sofrer o empate.
Aos 44', Florian Grillitsch esteve perto de dilatar a vantagem, mas desta vez o dinamarquês Kasper Schmeichel esteve atento, defendendo a bola para canto.
No regresso dos balneários, o técnico norte-irlandês encaixou a sua equipa no plano de jogo do adversário. O empate apareceu aos 51'. Mau passe do médio Grillitsch na primeira fase de construção, isolando Iheanacho no meio dos defesas-centrais bracarenses.
O avançado nigeriano ganhou o ressalto e não perdoou na cara de Lukas Hornicek. No entanto, o lance acabou anulado com a revisão do VAR pelo facto do ponta de lança ter tocado com a mão na bola.
Os minhotos apanharam um valente susto, que serviu de aviso que ainda havia jogo por disputar. Aos 62', Pau Victor não soube dar sequência à vantagem numérica no contragolpe, optando pelo remate contra um adversário quando tinha companheiros de equipa em melhor posição.
Na resposta, Kieran Tierney obrigou o guarda-redes bracarense a defesa do jogo. Na sequência de um canto, o lateral cabeceou junto ao poste direito, mas valeu a intervenção de Lukas Hornicek, que voltou a brilhar entre os postes, aos 74', com uma defesa ainda mais espetacular, desta feita ao remate de Tounekti.
Os bracarenses resistiram, com o objetivo de dar o golpe final, que apareceu a seis minutos dos 90. Diego Rodrigues recebeu na esquerda da área, passou por um defesa e rematou para defesa incompleta de Schmeichel. Coube a Gabri Martínez rematar para o fundo das redes.
Ao fim de dois jogos, o Sporting de Braga somou duas vitórias e está bem encaminhado para assegurar, pelo menos, um lugar no playoff de acesso aos oitavos de final. A equipa de Carlos Vicens está em 'crise' no campeonato, mas continua em grande nas provas europeias.
Leia Também: EM DIRETO: Sp. Braga quer 'voar' em Glasgow. FC Porto testado no Dragão