Procurar

Sporting de Braga 'abafa' ruído interno e faz história no Celtic Park

Bracarenses venceram (2-0) pela primeira vez no terreno do Celtic, em jogo da segunda jornada da fase de liga da Liga Europa. Equipa de Carlos Vicens está em 'crise' no campeonato, mas continua em grande nas provas europeias.

Sporting de Braga 'abafa' ruído interno e faz história no Celtic Park

© Getty Images

Luis Júnior
02/10/2025 19:40 ‧ há 2 dias por Luis Júnior

Desporto

Liga Europa

História feita. O Sporting de Braga venceu, esta quinta-feira, por 2-0, no terreno do Celtic, em jogo da segunda jornada da fase de liga da Liga Europa. Foi a primeira vitória dos minhotos na casa dos tetracampeões escoceses, que sofreram a primeira derrota da época.

 

A formação local, com o médio Paulo Bernardo, ex-Benfica, no onze, cedo quis imperar a sua lei. O perigo veio dos corredores, com destaque para Maeda, ex-Marítimo, e Tounekti. Foi dos pés deste último que saiu o primeiro remate enquadrado, aos 13', defendido de forma segura por Lukas Hornicek.

A resposta bracarense surgiu pouco depois, aos 18'. Na sequência de um ressalto dentro da área, o médio Vítor Carvalho, em posição privilegiada, acertou nas 'orelhas da bola'.

Aos 20', Ricardo Horta encheu o pé e inaugurou o marcador, através de um remate de meia distância, contando com a preciosa ajuda do guardião Kasper Schmeichel, que ficou mal na fotografia.

O capitão dos bracarenses- terceiro golo na temporada, 'furou' a muralha defensiva dos locais, que consentiram apenas o segundo golo no Celtic Park em 2025/26.

A equipa local ficou intranquila na partida e a falta de apoio dos próprios adeptos apenas colocou mais dificuldades ao conjunto de Brendan Rodgers. Ao longo da primeira parte, deu sempre a sensação de que o Sporting de Braga estave mais perto do 2-0 do que propriamente sofrer o empate.

Aos 44', Florian Grillitsch esteve perto de dilatar a vantagem, mas desta vez o dinamarquês Kasper Schmeichel esteve atento, defendendo a bola para canto.

No regresso dos balneários, o técnico norte-irlandês encaixou a sua equipa no plano de jogo do adversário. O empate apareceu aos 51'. Mau passe do médio Grillitsch  na primeira fase de construção, isolando Iheanacho no meio dos defesas-centrais bracarenses.

O avançado nigeriano ganhou o ressalto e não perdoou na cara de Lukas Hornicek. No entanto, o lance acabou anulado com a revisão do VAR pelo facto do ponta de lança ter tocado com a mão na bola.

Os minhotos apanharam um valente susto, que serviu de aviso que ainda havia jogo por disputar. Aos 62', Pau Victor não soube dar sequência à vantagem numérica no contragolpe, optando pelo remate contra um adversário quando tinha companheiros de equipa em melhor posição.

Na resposta, Kieran Tierney obrigou o guarda-redes bracarense a defesa do jogo. Na sequência de um canto, o lateral cabeceou junto ao poste direito, mas valeu a intervenção de Lukas Hornicek, que voltou a brilhar entre os postes, aos 74', com uma defesa ainda mais espetacular, desta feita ao remate de Tounekti.

Os bracarenses resistiram, com o objetivo de dar o golpe final, que apareceu a seis minutos dos 90. Diego Rodrigues recebeu na esquerda da área, passou por um defesa e rematou para defesa incompleta de Schmeichel. Coube a Gabri Martínez rematar para o fundo das redes.

Ao fim de dois jogos, o Sporting de Braga somou duas vitórias e está bem encaminhado para assegurar, pelo menos, um lugar no playoff de acesso aos oitavos de final. A equipa de Carlos Vicens está em 'crise' no campeonato, mas continua em grande nas provas europeias.

Leia Também: EM DIRETO: Sp. Braga quer 'voar' em Glasgow. FC Porto testado no Dragão

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si