O portal especializado Transfermarkt levou, esta terça-feira, a cabo mais uma atualização dos valores de mercado do principal escalão do futebol português, na qual o principal destaque vai para o facto de Morten Hjulmand ter conseguido 'apanhar' Samu Aghehowa no topo da lista dos jogadores mais bem avaliados da competição.
O preço do capitão do Sporting está, agora, fixado nos 50 milhões de euros, o que perfaz uma valorização de cinco milhões de euros no espaço de apenas quatro meses, enquanto que o passe do goleador do FC Porto se manteve inalterado. No entanto, as 'milionárias' novidades não se ficam por aqui.
Ainda que tenha perdido preponderância, no FC Porto, com a chegada de Francesco Farioli e a aquisição de Gabri Veiga, Rodrigo Mora (que chegou a estar a um passo da saída para o Al-Ittihad Jeddah, no passado mercado de transferências de verão) foi o jogador que viu o valor 'disparar' de forma mais significativa, em, nada mais, nada menos, do que 20 milhões de euros, para os 40 milhões de euros.
Luis Suárez, o homem eleito pelo Sporting para 'fazer esquecer' a partida de Viktor Gyokeres para o Arsenal, surge imediatamente atrás na lista dos que mais valorizaram (neste caso, em 14 milhões de euros, para os 22 milhões de euros), à frente de Victor Froholdt (que subiu em dez milhões de euros, para os 22 milhões de euros), outro reforço de verão, mais propriamente, do FC Porto.
Dodi Lukébakio 'afunda'
Em sentido inverso, Dodi Lukébakio, avançado adquirido pelo Benfica ao Sevilla, em cima do encerramento do passado mercado de transferências de verão, a troco de uma verba na ordem dos 20 milhões de euros (que pode ascender aos 24 milhões de euros, mediante o cumprimento de objetivos desportivos), foi o jogador cujos direitos económicos mais desvalorizaram.
O internacional belga chegou à Luz fisicamente 'tocado', e continua à procura da melhor forma física, ainda que já tenha registado uma (decisiva) assistência, para golo de Georgiy Sudakov, no empate a uma bola com o Rio Ave. Fatores que explicam que a sua avaliação seja, agora, de 20 milhões de euros, menos cinco milhões de euros do que aquando da última 'mexida' nas contas.
O segundo classificado é outro reforço de verão. Neste caso, Jakub Kiwior, que 'pegou de estaca', no FC Porto, proveniente do Arsenal, a título de empréstimo. O investimento inicial foi de dois milhões de euros, reservando os dragões uma cláusula de opção de compra do seu passe, no valor de 17 milhões de euros (mais um máximo de cinco milhões de euros, em bónus).
Neste caso, a desvalorização foi de três milhões de euros (para os 25 milhões de euros), a mesma que sofreram os novos companheiros de equipa, Alan Varela (para os 32 milhões de euros) e Pepê (para os 22 milhões de euros), ao longo dos últimos quatro meses de competição.
Percorra a fotogaleria e conheça os dez jogadores mais valiosos da I Liga, neste momento, de acordo com o Transfermarkt.
Leia Também: Froholdt encanta no FC Porto: "Tem aquilo que impressiona em Hjulmand"