Procurar

Força alemã destacada para apitar jogos europeus de FC Porto e Sp. Braga

UEFA nomeou Harm Osmers como árbitro do FC Porto-Estrela Vermelha, e Tobias Stieler do Celtic-Sporting de Braga. Curiosamente, também o Chelsea-Benfica, da Liga dos Campeões, será ajuizado por um árbitro alemão (neste caso, Daniel Siebert).

Força alemã destacada para apitar jogos europeus de FC Porto e Sp. Braga

© Getty Images

Carlos Pereira Fernandes
30/09/2025 09:59 ‧ há 1 semana por Carlos Pereira Fernandes

Desporto

Liga Europa

A UEFA anunciou, em forma de comunicado emitido através das plataformas oficiais ao início da manhã desta terça-feira, que Harm Osmers é o homem eleito para apitar o encontro da segunda jornada da fase de liga da Liga Europa, que irá colocar, frente a frente, FC Porto e Estrela Vermelha, no Estádio do Dragão.

 

O juiz de 40 anos de idade irá liderar uma equipa de arbitragem 100% alemão, formada pelos assistentes Dominik Schaal e Christian Gittelmann, pelo quarto árbitro Florian Exner, pelo VAR Bastian Dankert e pelo AVAR Sören Storks, num jogo que tem apito inicial agendado para as 20h00 (hora de Portugal Continental) da próxima quinta-feira, no Estádio do Dragão.

Esta será apenas a terceira vez na carreira que o árbitro natural de Bremen estará presente em partidas envolvendo equipas portuguesas. A primeira vez foi a 25 de abril de 2022, na goleada aplicada pelo Benfica ao Salzburgo, por 0-6 (na final da UEFA Youth League), e a segunda a 8 de junho de 2024, na derrota sofrida pela principal seleção nacional perante a Croácia, por 1-2 (num embate de cariz particular).

E o Sporting de Braga?

O organismo que rege o futebol europeu nomeou um outro árbitro alemão para ajuizar a visita do Sporting de Braga ao Celtic, que se jogará ligeiramente antes do FC Porto-Estrela Vermelha, ás 17h45. Neste caso, Tobias Stieler, que terá como assistentes os compatriotas Lasse Koslowski e Mark Borsch, como quarto árbitro Timo Gerach, como VAR Christian Dingert e como AVAR o único estrangeiro, o neerlandês Pol van Boekel.

Ao contrário do que acontece com Harm Osmers, Tobias Stieler, tem uma experiência mais aprofundada com formações lusas, começando, desde logo, pelos próprios arsenalistas, uma vez que apitou a derrota sofrida na visita ao Shakhtar Donetsk, a 29 de setembro de 2016, na fase de grupos da Liga Europa.

O árbitro natural de Obertshausen orientou, ainda, três jogos do FC Porto (a vitória sobre o Krasnodar, por 0-1, a 7 de agosto de 2019, assim como os empates com Manchester United e AS Roma, a 3 de outubro de 2024 e 13 de fevereiro de 2025, respetivamente), dois do Sporting (a derrota frente ao Viktoria Plzen, por 2-1, a 15 de março de 2018, e o empate a duas bolas com o Arsenal, a 9 de março de 2023) e um do Benfica (empate a duas bolas com o Rangers, a 7 de março de 2024).

Já no plano internacional, Tobias Stieler comandou a derrota da principal seleção de Portugal perante França, por 0-1, a 14 de novembro de 2020, assim como aquela que foi sofrida pela de sub-21 diante da congénere de Espanha, por 1-3, a 20 de junho de 2017.

Só o Sporting 'escapa'

Curiosamente, a visita do Benfica ao Chelsea, esta terça-feira, pelas 20h00, na segunda ronda da fase de liga da Liga Europa, também será arbitrada por um juiz alemão. Neste caso, Daniel Siebert, que terá como assistentes os compatriotas Jan Sedel e Rafael Foltyn, como quarto árbitro Sascha Stegemann e como VAR Christian Dingert. O único elemento estrangeiro desta equipa de arbitragem é o polaco Tomasz Kwiatkowski que irá assumir o cargo de AVAR.

A única exceção será o Sporting, que irá medir forças com o Napoli, no Estádio Diego Armando Maradona, às 20h00 de quarta-feira, num duelo apitado pelo neerlandês Danny Makkelie. Aqui, Hessel Steegstra e Jan de Vries serão os assistentes, Allard Lindhout o quarto árbitro, Tomasz Kwiatkowski o VAR e Michael Salisbury o AVAR.

Leia Também: Napoli-Sporting vai ser apitado por árbitro 'maldito' para Portugal

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si