Terence Crawford, o atual campeão indiscutível do mundo do boxe na categoria de super médio, foi detido, na madrugada de domingo para segunda-feira, no Omaha, cidade localizada no estado norte-americano do Nebraska, de acordo com informações adiantadas pela estação televisiva CBS Sports.
O pugilista de 38 anos de idade foi mandado parar pelas forças da autoridade, numa operação STOP, escassas horas depois de ter estado presente num evento no qual lhe foi atribuído o título honorário desta mesma cidade, na sequência do triunfo conquistado sobre Saúl Álvarez, há, sensivelmente, duas semanas, em Las Vegas.
Num vídeo, entretanto, publicado nas redes sociais, é possível vislumbrar um agente da polícia armado a mandar sair, não só o atleta, como também os três outros ocupantes com os quais seguia, depois de ter vislumbrado uma arma de fogo no veículo, tendo um deles chegado mesmo a afirmar: "Não estou a sacar de arma nenhuma".
Após identificar Terence Crawford como o condutor da viatura (e um elemento da sua equipa de segurança como o detentor legal da dita arma de fogo), este acabou por ser formalmente acusado de um delito de condução imprudente, pelo qual terá de responder, brevemente, em tribunal.
Video footage from Tik Tok shows OPD pulling over Terence “Bud” Crawford last night.
— Omaha Scanner (@omaha_scanner) September 28, 2025
Mayor John Ewing issued the following statement:
“My statement on Bud Crawford traffic stop:
I learned Omaha police pulled over Terence “Bud” Crawford on a traffic stop downtown early this… pic.twitter.com/xfv3a8Q3Wg
Caso motiva a abertura de uma "investigação interna"
Na sequência deste episódio, o prefeito de Omaha, John Ewing Jr., emitiu um comunicado através das plataformas oficiais, assegurando estar já a par do sucedido: "Tomei conhecimento que a polícia de Omaha mandou parar Terence 'Bud' Crawford numa operação STOP, na baixa, esta madrugada. Após tal me ter sido comunicado, falei, pessoalmente, com o Bud Crawford. Assumo a seriedade daquilo que aconteceu e como a confiança entre as forças da autoridade e a nossa comunidade é importante".
"O diretor da polícia de Omaha, Todd Schmaderer, comprometeu-se com uma investigação interna, a qual apoio e pretendo que seja completa e minuciosa. Iremos reunir todos os factos e ser transparentes com o público quanto às nossas conclusões. Compreendam que o meu coração caiu ao tomar conhecimento deste final de um dia magnífico, com uma celebração do campeão do mundo de boxe da nossa cidade, no parque Heartland of America", pode ler-se.
"A festa de aniversário, à noite, em Steelhouse, à qual eu e membros da minha equipa acorreram, foi uma demonstração de alegria e orgulho. O Omaha precisa de recordar este dia importante como um algo de positivo, enquanto procuramos respostas quanto à maneira como terminou. Entretanto, temos de garantir que cada residente, seja ele quem for, se sinta seguro e respeitado, no Omaha", completou.
O que é um campeão indiscutível?
Aos 38 anos de idade, Terence Crawford tornou-se campeão mundial indiscutível em três categorias distintas. Significa isto que, depois do feito alcançado nos patamares de meio médio e super leve, ergueu, em simultâneo, os quatro principais cinturões da divisão de super médio. São eles a IBF (Federação Internacional de Boxe), WBA (Associação Mundial de Boxe), WBC (Conselho Mundial de Boxe) e WBO (Organização Mundial de Boxe).
Leia Também: Ricky Hatton, 'lenda' do boxe, encontrado morto em casa aos 46 anos