A direção do Benfica emitiu, este domingo, mais um comunicado no qual pede explicações aos órgãos competentes da Federação Portuguesa de Futebol, dizendo ter identificado "um padrão de decisões" que estará a favorecer o Sporting e penalizar o Benfica.
As águias começam por manifestar "indignação perante os sucessivos erros de arbitragem verificados neste início de temporada", afirmando mesmo que os mesmos têm tido impacto direto na tabela classificativa da I Liga que se verifica por esta altura.
"O Sport Lisboa e Benfica manifesta a sua indignação perante os sucessivos erros de arbitragem verificados neste início de temporada, que têm produzido um padrão claro: prejuízos constantes para o Benfica e benefícios reiterados para o Sporting, com impacto direto na classificação da Liga", pode ler-se na nota oficial das águias, que depois enumeram vários lances.
"1. Estoril-Sporting – Foi validado um golo em claro fora de jogo, perante a inação do árbitro e de um VAR que falhou na sua função essencial. No mesmo jogo, ficou por assinalar um penálti evidente contra o Sporting.
2. Famalicão-Sporting – O jogador Gonçalo Inácio deveria ter sido expulso quando o jogo se encontrava empatado. Mais uma vez, o árbitro foi complacente, beneficiando o Sporting.
3. Nacional-Sporting – Quando o Sporting ainda estava em desvantagem, foi expulso um jogador madeirense de forma unanimemente considerada injusta e exagerada, uma vez que o primeiro cartão amarelo não tinha fundamento", critica o Benfica, fazendo ainda menção à temporada anterior.
"Ao longo destas jornadas – sem esquecer o que já se verificara no final da época passada – torna-se impossível ignorar o padrão de decisões que favorece sistematicamente o Sporting e penaliza o Benfica. O Sport Lisboa e Benfica entende que esta realidade não pode ser explicada apenas por coincidências ou por meros erros humanos", vincam os encarnados, que convocam, assim, a Federação Portuguesa de Futebol e o Conselho de Arbitragem, a atuar.
"Exige-se que a Federação Portuguesa de Futebol e o Conselho de Arbitragem atuem com firmeza, garantindo que os princípios da verdade desportiva e da igualdade de tratamento entre clubes sejam efetivamente respeitados", concluem as águias.
Críticas recorrentes
Nas últimas semanas, o Benfica tem reagido de forma oficial aos vários lances em que considera sair prejudicado, alongando a lista com outros tantos nos quais o Sporting acaba por ser beneficiado, na visão das águias.
Ontem, sábado, os responsáveis encarnados apontaram o dedo à Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol, por conta do golo validado aos leões que garantiu o triunfo dos bicampeões nacionais na visita ao Estoril. O golo apontado foi apontado por Luis Suárez, mas o posicionamento de Pedro Gonçalves pode gerar dúvidas por interferir na visão do guarda-redes canarinho.
A direção do Benfica recorreu, inclusive, a um lance semelhante ocorrido em 2023/24, mas teve um desfecho anulado, precisamente num jogo contra os leões, para questionar as diferenças nos critérios dos árbitros.
Na véspera, sexta-feira, o Benfica também havia publicado as imagens de um lance em que António Silva é alvo de uma falta, não assinalada, momentos antes do golo do Gil Vicente.
Sporting em silêncio
Para já, o Sporting continua em silêncio e sem dar resposta às críticas recentes do rival Benfica.
[Notícia atualizada às 17h39]
Leia Também: Rui Costa ao ataque após incidentes na AG: "Não foi obra do acaso"