Procurar

Amorim 'por um fio'. Manchester United já falou com potencial sucessor

Imprensa desportiva britânica garante que Sir Jim Ratcliffe, co-proprietário do Manchester United, já abriu uma via de diálogo com Gareth Soutghate. Oliver Glasner e Anroni Iraola são outros dos nomes 'na calha', caso Ruben Amorim venha a ser demitido.

Amorim 'por um fio'. Manchester United já falou com potencial sucessor

© Getty Images

Carlos Pereira Fernandes
28/09/2025 11:30 ‧ há 6 dias por Carlos Pereira Fernandes

Ruben Amorim corre sérios riscos de vir a ser demitido do comando técnico do Manchester United, na sequência de um arranque de temporada 'para esquecer', com um registo de quatro derrotas (a última das quais no passado sábado, na deslocação ao Gtech Community Stadium, perante o Brentford, por 3-1), um empate e apenas duas vitórias ao cabo de sete partidas oficiais em todas as competições.

 

A rádio britânica talkSPORT adianta, este domingo, que a estrutura dos red devils estará a ponderar seriamente a possibilidade de avançar para o despedimento do treinador que, há menos de um ano, adquiriu ao Sporting, a troco de uma verba na ordem dos 11 milhões de euros, numa 'desesperada' tentativa de dar a volta ao rumo dos acontecimentos.

A mesma publicação acrescenta que, ao longo das últimas semanas, Sir Jim Ratcliffe, co-proprietário do clube e o homem mais rico do Reino Unido, tem vindo, de resto, a manter uma via de diálogo com Gareth Southgate, um dos nomes que mais lhe agrada para assumir o leme de um plantel que conta com os portugueses Bruno Fernandes e Diogo Dalot.

Na 'calha' para fazer face a uma eventual 'chicotada psicológica' estão, ainda, o austríaco Oliver Glasner e o espanhol Andoni Iraola, que, ao contrário daquilo que sucede com o antigo selecionador de Inglaterra, têm contratos válidos com Crystal Palace e Bournemouth, respetivamente, pelo que obrigariam a um maior investimento financeiro.

Gareth Southgate é um 'namoro' antigo

Gareth Southgate, recorde-se, chegou a estar na agenda do Manchester United, quando, em outubro do passado ano de 2024, Erik ten Hag foi despedido do comando técnico da equipa principal. No entanto, na altura, a escolha acabou por recair sobre o luso Ruben Amorim, fruto do trabalho que este desenvolvou, especialmente, no Sporting.

O antigo internacional inglês tem 'pergaminhos' no mundo do futebol, visto que, enquanto jogador, se destacou ao serviço de Crystal Palace, Aston Villa e Middlesbrough, clube no qual 'pendurou as chuteiras', em 2006, assumindo, praticamente de imediato, o papel de treinador principal.

A primeira experiência como treinador durou três anos, após os quais partiu para a Federação Inglesa de Futebol (FA), onde assumiu os cargos de coordenador de formação e de selecionador de sub-21, antes de 'abraçar' o leme da seleção principal, com um 'reinado' que acabaria por durar entre 2016 e 2024.

Gareth Southgate acabaria por 'bater com a porta', ao fim de oito anos, na sequência de um Campeonato da Europa que por pouco não foi histórico, uma vez que os Três Leões chegaram à final, onde foram derrotados por Espanha, por 2-1. Desde então, o treinador de 55 anos de idade tem estado desempregado.

Quanto custa despedir Ruben Amorim?

Face ao clima que se vive, o encontro da sétima jornada da Premier League, diante do Sunderland, em Old Trafford, pelas 15h00 (hora de Portugal Continental) do próximo sábado, poderá mesmo vir a revelar-se determinante para a continuidade (ou não) de Ruben Amorim no banco de suplentes do Manchester United.

O clube tem feito de tudo para defender o treinador português, mas, face à mais recentes crise de resultados desportivos, começou a 'fazer as contas à vida', e terá concluído que, para o despedir, terá de lhe pagar uma indemnização na ordem dos 12 milhões de libras (13,7 milhões de euros).

Leia Também: "Teimoso" e sem "chama". Amorim apontado à saída no Manchester United

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si