O Tondela foi até aos Açores este sábado arrecadar a primeira vitória na nova temporada, vencendo o Santa Clara (2-1), em jogo da 7.ª jornada da I Liga. Depois de quatro derrotas e um empate, a formação beirã conseguiu saborear o doce sabor da vitória neste regresso ao máximo escalão do futebol português.
Depois de uma primeira parte sem golos, a animação tomou conta do Estádio de São Miguel com muita emoção nos segundos 45 minutos.
Pedro Maranhão até desperdiçou uma grande penalidade aos 50 minutos, permitindo a defesa do guardião Gabriel Batista, mas redimiu-se 10 minutos depois.
Assistido por Rony Lopes, o avançado brasileiro do Tondela abriu o marcador nos Açores e colocou os visitantes na frente do marcador (61').
O conjunto orientado por Ivo Vieira ficou moralizado e apenas dois três minutos depois ampliou a vantagem. Desta feita por conta de um golo de Sphephelo Sithole, que confirmou a surpresa total em Ponta Delgada.
O Santa Clara reagiu e aos 76 minutos conseguiu reduzir a diferença no marcador. Wendel Silva, ex-FC Porto, mostrou a Maranhão como se marcam as grandes penalidades e não perdoou na cara de Bernardo.
No entanto, esta reação caseira acabaria por revelar-se insuficiente na busca por pontos e o Tondela foi mesmo quem saiu a sorrir deste embate.
O que muda na tabela?
Com este resultado, o Tondela abandona, provisoriamente, a zona de descida e salta para o 14.º lugar, onde está agora com cinco pontos. A equipa da Beira Alta somava, até então, apenas um ponto, fruto do empate caseiro diante do Estrela da Amadora.
Por seu turno, o Santa Clara arrisca-se a perder o 9.º lugar, onde vai permanecendo com oito pontos. O conjunto orientado por Vasco Matos estava numa série de quatro jogos consecutivos sem perder, mas acumulou agora a terceira derrota no campeonato.
O que acontece na próxima jornada?
Tanto Tondela e Santa Clara vão agora centrar baterias na próxima ronda e ambos contam com missões... complicadas. A formação dos Açores visita o Vitória SC no próximo sábado, ao passo que o recém-promovido beirão visita o reduto do Rio Ave.
Moreirense não larga Sporting
Nota, ainda, para o outro resultado deste sábado, que confirma o bom momento caseiro do Moreirense. O conjunto dos cónegos recebeu e venceu o Casa Pia (2-1), apesar de ter estado em desvantagem no marcador.
Livolant abriu o ativo logo aos sete minutos, mas Guilherme Schettine, aos 14', e Benny, aos 70', deram a volta ao texto e garantiram o quatro triunfo caseiro à equipa comandada por Vasco Botelho da Costa.
O Moreirense voltou, assim, ao quarto lugar e ficou em igualdade pontual com o Sporting, que é terceiro classificado, com 15 pontos. No entanto, os leões apenas entram em ação mais logo, a partir das 20h30, com uma deslocação ao reduto do Estoril.
No outro jogo desta 7.ª jornada, o Benfica também teve de sofrer para vencer o Gil Vicente (2-1) no Estádio da Luz. A ronda terminará apenas na segunda-feira, com a visita do FC Porto ao Arouca.
Leia Também: Moreirense vence Casa Pia e sobe ao quarto lugar da I Liga