Procurar

Insultos a Luís Filipe Vieira e pancadaria suspendem AG do Benfica

Luís Filipe Vieira, antigo presidente do Benfica foi vaiado e insultado pelos sócios, quando tentava discursar, pelo que a Assembleia Geral (que tem como propósito votar o Relatório e Contas relativo à temporada de 2024/25) foi interrompida.

Insultos a Luís Filipe Vieira e pancadaria suspendem AG do Benfica

© Rita Chantre / Global Imagens

Carlos Pereira Fernandes
27/09/2025 12:30 ‧ há 6 dias por Carlos Pereira Fernandes

A Assembleia Geral do Benfica destinada à votação do Relatório e Contas relativo à passada temporada de 2024/25 foi, ao final da manhã deste sábado, interrompida, ao cabo de, sensivelmente, três horas, devido ao clima de contestação que se fez sentir no Pavilhão da Luz.

 

Tudo começou quando Luís Filipe Vieira, antigo presidente e candidato às eleições do próximo dia 25 de outubro, procurava discursar, mas sem sucesso, dadas as vaias e os insultos de que foi alvo, quando subiu ao púlpito. Rui Costa, atual líder máximo do clube, ainda procurou serenar os ânimos, mas sem sucesso.

Luís Filipe Vieira chegou ao local, aproximadamente, 15 minutos depois do arranque da reunião magna, rodeado de uma equipa de seguranças, e sentou-se ao lado de João Correia, candidato à presidência da Mesa da Assembleia Geral pela lista que lidera, e desde cedo foi alvo de protesto.

Um dos primeiros sócios a dirigir-se ao público apontou, de resto, de imediato o dedo ao antecessor de Rui Costa, face ao "legado" que deixou. Quando o próprio se levantou, foi 'brindado' por cânticos de alguns presentes, tendo-se ouvir "O Benfica é nosso e há-de ser".

Foi então que, à chegada ao púlpito, o cenário 'descambou'. Por entre assobios, não conseguiu pronunciar-se, gerando um clima de tensão que culminou, inclusive, em agressões entre associados, quando José Pereira da Costa tentava encontrar maneira de prosseguir com o evento.

Assim que ficou claro que não estavam reunidas as condições para que a Assembleia Geral do Benfica prosseguisse, foi tomada a decisão de a suspender. Quanto à reunião magna da tarde, foi adiada para as 14h30 (hora de Portugal Continental), com uma segunda chamada, meia hora depois, em caso de ausência de quórum.

Todos os candidatos à presidência presentes

Em pleno clima eleitoral, todos os candidatos à presidência do Benfica fizeram questão de marcar presença nesta Assembleia Geral, começando, claro está, pelo atual líder máximo, Rui Costa, que, no discurso de abertura, assumiu que, no "enquadramento desportivo", o clube ficou "aquém do pretendido".

"No futebol, apesar do bom percurso internacional, apesar das conquistas da Taça da Liga e da Supertaça e de termos estado nas decisões até ao fim no Campeonato e na Taça de Portugal, não alcançámos os resultados que desejávamos. Nas modalidades, conquistámos 2 Campeonatos masculinos (basquetebol e futsal) e 5 femininos (andebol, basquetebol, hóquei em patins, voleibol e polo aquático), totalizando 21 títulos e troféus, um número que nos faz ter ganho mais do que todos os outros, mas que não nos basta. Queríamos ter vencido mais", afirmou.

João Noronha Lopes assumiu a palavra, por volta das 11h40, e avisou que "o Benfica precisa de mudar de vida", dirigindo-se, sem rodeios, a Rui Costa: "Como é possível apresentar as contas consolidadas poucas horas antes da AG? Já fizeram o mesmo com a auditoria. O padrão repete-se. Os sócios merecem mais respeito. Quatro semanas não apagam quatro anos de falhanços".

Quase meia hora depois, foi a vez de João Diogo Manteigas se dirigir ao público. De seguida, seria a vez de Luís Filipe Vieira falar, mas não conseguiu fazê-lo, tal como Martim Borges Coutinho Mayer e Cristóvão Carvalho, que pretendiam fazê-lo.

Leia Também: Rui Costa faz 'mea culpa' na AG do Benfica: "Ficámos aquém do pretendido"

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si