Os três 'grandes' estrearam-se na nova época desportiva no que ao hóquei em patins diz respeito, esta sexta-feira, com vitórias para todos os gostos nos 'quartos' da Elite Cup. O FC Porto começou por derrotar a Juventude Pacense nos penáltis (2-0, após 3-3), o Benfica ultrapassou o Sporting de Tomar (3-2) e o Sporting fechou o dia com uma remontada frente à AD Sanjoanense (4-2). Já a Oliveirense bateu o OC Barcelos (1-2) no acesso às 'meias'.
O Sporting irá, assim, defrontar o campeão FC Porto na luta por um lugar na final, já este sábado, num dia em que também Benfica e Oliveirense medem forças pelo estatuto de segundo finalista. O primeiro jogo está agendado para as 17 horas e o segundo inicia-se a partir das 21 horas.
O derradeiro encontro na luta pelo troféu acontecerá no domingo, a partir das 19 horas, numa final eight disputada em Odivelas.
Sporting fechou o lote
O Sporting foi o último dos 'grandes' a entrar em campo, tendo começado a partida praticamente a ganhar, com o golo madrugador de Danilo Rampulla (2'), até que a AD Sanjoanense respondeu em dose dupla, por intermédio de Alex Mount (12') e Hugo Santos (13').
A acabar a primeira parte, os leões forçaram o empate, através de Roc Pujadas (25'), naquele que seria o mote para a remontada. Para isso, valeram os golos de Danilo Rampulla (a bisar ao minuto 34) e Nolito (36') a conduzir ao 4-2 final.
FC Porto 'fintou' drama
O FC Porto estreou-se na prova bem cedo e até esteve a vencer com um golo de Ezequiel Mena (9'), mas a Juventude Pacense rapidamente 'trocou as voltas' aos dragões, com os festejos de Diogo Abreu (11') e Zé Miguel Gonçalves (14') - ele que viria a bisar no arranque do segundo tempo (31').
Os dragões reduziram através de Gonçalo Alves (31') logo a seguir e, pouco depois, chegou o bis de Ezequiel Mena (33') para o 3-3 que persistiu até ao fim. No desempate por grandes penalidades, Carlo di Benedetto e Ezequiel Mena foram os únicos jogadores certeiros.
Benfica 'sofreu' pelo meio
O Benfica eliminou o Sporting de Tomar pela margem mínima, numa partida em que até foi para o intervalo com motivos para sorrir, fruto dos golos tardios de Lucas Ordoñez, aos 22 e 24 minutos.
Xanoca reduziu no arranque da segunda parte (27') e Zé Miranda recolocou a diferença em dois golos, ao minuto 32, até que o 3-2 final chegaria já nos últimos segundos, novamente por Xanoca (50').
Oliveirense repete a história
À semelhança do que aconteceu na última edição, a Oliveirense junta-se aos três 'grandes' entre os quatro semifinalistas da prova, um ano após ter sido derrotada pelo Benfica na final. Diante do OC Barcelos, a equipa de Oliveira de Azeméis foi para o intervalo a vencer com um golo de Marc Rouzé (17'), levando Bruno di Benedetto a ampliar a vantagem na segunda metade /39'). Houve ainda tempo para Miguel Rocha reduzir aos 44 minutos.
[Notícia atualizada às 23h21]
Leia Também: Detido mais um adepto do Sporting por ataque a apoiantes do FC Porto