O Olympique Lyon está a assinar um arranque de temporada 'diabólico', com cinco triunfos (sobre Lens, por 0-1, Metz, por 3-0, Marseille, por 1-0, Angers, por 1-0, e Utrecht, por 0-1) e apenas uma derrota (perante o Utrecht, por 3-1) ao cabo dos seis primeiros encontros oficiais, registo que vale a Paulo Fonseca um lugar na história do clube.
Neste momento, o português é já o terceiro treinador de toda a história da formação francesa com melhor média de pontos por jogo (1,96), apenas atrás dos 'eternos' Gérard Houllier (2,15) e Alain Perrin (2,07), como resultado dos 16 triunfos arrecadados (que se juntam a oito desaires e uma igualdade) desde que assumiu o cargo, em julho do passado ano de 2024, em 25 partidas.
O objetivo passa, agora, claro está, por dar continuidade ao bom momento, de preferência, já pelas 16h15 (hora de Portugal Continental) do próximo domingo, no duelo da sexta jornada da Ligue 1, no qual terá pela frente... o Lille, em pleno Stade Pierre-Mauroy, uma 'casa' que bem conhece, na sequência de uma passagem durou de 2022 a 2024.
Nos dogues, o timoneiro de 52 anos de idade também conseguiu deixar a sua marca, após ter conduzido a equipa a 46 vitórias, 26 empates e 18 derrotas em 90 duelos, alcando, na primeira temporada, um quinto lugar no principal escalão do futebol gaulês, e, na segunda, um quarto, apenas atrás de Paris Saint-Germain, Monaco e Brest.
Classificação fala por si
Esta entrada positiva na nova época de 2025/26 vai valendo ao Olympique Lyon a liderança da Ligue 1, com 12 pontos somados ao cabo de cinco jornadas, tantos quanto o Paris Saint-Germain, o Monaco e o Strasbourg. A equipa também está no lote de primeiros classificados da fase de liga da Liga Europa, com três pontos, no fecho da ronda inaugural.
Aliás, no plano internacional, o percurso de Paulo Fonseca merece outra nota digna de registo, uma vez que, sob sua alçada, os gones alcançaram a 14.ª estreia consecutiva sem perder nas provas da UEFA. Descontando eliminatórias, somaram oito vitórias e seis empates, número apenas superado pelo recordista, o Bayern Munique, que vai já em... 23 de seguida.
Aqui, os próximos desafios passarão por Salzburgo (a 2 de outubro, no Groupama Stadium), Basileia (a 23 de outubro, no Groupama Stadium), Real Betis (a 6 de novembro, no Estadio de La Cartuja), Maccabi Tel Aviv (a 27 de novembro, no Bloomfield Yalo), Go Ahead Eagles (a 11 de dezembro, no Groupama Stadium), Young Boys (a 22 de janeiro, no Stade de Suisse) e PAOK (a 29 de janeiro, no Groupama Stadium).
Na Liga Europa, o Olympique Lyon alimenta a esperança de chegar longe, esta temporada, pelo que o primeiro objetivo será alcançar os oitavos de final, seja diretamente (o que o obriga a terminar entre os oito primeiros classificados), ou via playoff (o que o remeteria a um lugar entre os 9.º e 24.º classificados).
Leia Também: Lyon iguala PSG no topo, com Paulo Fonseca em 'liberdade condicional'