O Benfica ainda não formalizou a saída de Rui Pedro Braz, mas o nome do dirigente português continua a motivar cobiça no mercado. Depois de ter sido associado aos clubes da Arábia Saudita, esta sexta-feira é a vez de a Juventus ser apontada como parte interessada, segundo o TuttoSport.
O jornal italiano revela que o nome preferencial da direção da Juve para o cargo de diretor desportivo até era o de Matteo Tognozzi - anunciado esta semana no Rio Ave -, sendo que agora ganha força o desejo de contar com Rui Pedro Braz.
O dirigente de 47 anos estará, aparentemente, de saída do Benfica, sendo Mário Branco o responsável por acumular as suas funções de diretor para o futebol, mas a direção liderada por Rui Costa tarda em formalizar a saída de Rui Pedro Braz.
De resto, tal poderá acontecer só mesmo depois das eleições que acontecem a 25 de outubro e que vão definir se Rui Costa permanece no cargo de presidente ou se haverá um novo líder máximo na Luz.
Rui Pedro Braz, antigo comentador desportivo, assumiu funções no Benfica em junho de 2021 e está, assim, de saída quatro anos depois.
O que dizem os italianos?
O TuttoSport traça o perfil de Rui Pedro Braz e recorda a sua chegada ao clube encarnado no verão de 2021, tendo como missão suceder a Tiago Pinto, que se havia mudado para AS Roma.
A Juventus tem mesmo o nome do português no topo das suas preferências, encaixando no perfil de "diretor desportivo que mais desligado da dinâmica do balneário e da equipa, mas totalmente independente na busca por novos talentos, com ampla experiência na supervisão de olheiros".
Concorrência apertada
Ainda assim, a direção do emblema de Turim também já está a par de que Rui Pedro Braz conta com várias abordagens e muitos interessados. Não apenas da Arábia Saudita, onde recentemente foi apanhado a assistir ao duelo entre Al Ahli e Al Hilal, mas também de Inglaterra.
O nome do dirigente português também já despertou o interesse do Newcastle, pese embora a possibilidade mais forte seja, neste momento, a possível incorporação por parte do Fundo de Investimento Público da Arábia Saudita, entidade responsável por ajudar clubes como Al Nassr, Al Ittihad, Al Hilal e Al Ahli a conseguirem contratar jogadores da alta roda do futebol europeu de forma a promover o futebol saudita.
Sem interferência na chegada de Mourinho
A recente mudança no comando técnico do Benfica, com Bruno Lage a ser despedido e José Mourinho a chegar para tomar as rédeas da equipa, não teve qualquer tipo de intervenção por parte de Rui Pedro Braz, segundo relatos da imprensa desportiva.
No momento da chegada de Mário Branco, que antes estivera no Fenerbahçe, terá ficado decidido que Braz participaria ativamente no mercado de verão, dando o seu ciclo na Luz por terminado assim que o defeso encerrasse.
A presença de Rui Pedro Braz junto dos novos jogadores do Benfica foi uma constante ao longo do verão, sendo Lukebakio o último reforço a chegar a Portugal na companhia do então dirigente encarnado antes de assinar contrato e ser oficializado como novo jogador das águias.
Leia Também: Lembra-se do último 'galo' do Benfica na Luz? Este foi o onze