É um Sporting com a moral em alta aquele que, este sábado, irá deslocar-se ao Estádio António Coimbra da Mota, para medir forças com o Estoril, na sequência de um ciclo de três triunfos consecutivos, conquistados perante Famalicão (por 1-2), Kairat Almaty (por 4-1) e, mais recentemente, Moreirense, por 3-0.
Os leões irão, de resto, entrar em campo sabendo de antemão que, em caso de vitória, passarão a somar 18 pontos conquistados em 21 possíveis, o que os 'catapultaria' para a liderança da I Liga, à condição, em igualdade com o FC Porto, que só irá dar a sétima jornada por concluída na próxima segunda-feira, com a tão badalada visita ao Arouca.
Este tem, de resto, sido um terreno particularmente 'simpático' para os bicampeões nacionais em título, que, nos sete últimos jogos lá realizados, venceram seis e perderam apenas um, a 4 de fevereiro de 2018, quando, sob as ordens de Jorge Jesus, 'tombaram', contra todas as expetativas, por 2-0.
Do outro lado da 'barricada', estará um conjunto canarinho que está a assinar um arranque de temporada 'para esquecer', uma vez que, nas seis partidas já disputadas, somou três derrotas, dois empates e apenas um triunfo, registo que o deixa na 12.ª posição do principal escalão do futebol nacional, com cinco pontos na 'algibeira'.
O Estoril-Sporting irá contar com a arbitragem de Luís Godinho, juiz da Associação de Futebol de Évora, e tem apito inicial agendado para as 20h30 (hora de Portugal Continental) deste sábado.
Treinadores em discurso direto
Ian Cathro
Abordagem: "Neste jogo, o Sporting não tem grande importância. A primeira parte que fizemos em Barcelos não se pode repetir e o foco é que isso nunca se volte a repetir. Antes de pensar no Sporting, temos de ganhar essa luta contra nós próprios".
Um Sporting diferente: "Está mais agressivo, em momentos de pressão está a crescer imenso por comparação com a época passada. Todos estão conscientes da qualidade dos jogadores do Sporting, mas eu tenho outras responsabilidades e objetivos. Vai ser mais difícil ter posse, por isso cabe-nos perceber como podemos passar mais tempo na nossa dinâmica de jogo, mais do que evitar o adversário".
Arranque aquém das expetativas: "Respeitamos e percebemos as dificuldades que vamos ter diante do Sporting, mas temos é de dar passos no nosso caminho. Queremos ter um caminho longo e há momentos de maior exigência. Estamos a viver agora um desses momentos por causa do último jogo. Trabalhamos demasiado e temos muita qualidade, por isso não podemos ter jogos como o de Barcelos. Mas aconteceu e temos de garantir que não se repete".
Rui Borges
Estoril: "É uma equipa que fez uma boa época, que gosta de ter bola, que proporciona um jogo ofensivo, que gosta de impor. Jogando em casa, torna-se uma equipa ainda mais forte e perigosa, com bons jogadores, que fazem a diferença. É uma equipa que não tem conseguido traduzir as oportunidades que tem criado nos jogos, que até tem criado bastantes oportunidades. Por infelicidade e mérito do adversário, não tem conseguido finalizar da melhor forma, mas é uma equipa que cria muito".
Boletim clínico: "Rui Silva, Diomande e Geny Catamo estão aptos. O Diomande ainda não vai para jogo, o Rui e o Geny sim. Já estão na convocatória, são dois jogadores que vieram lesionados da pausa para seleções. Felizmente, já podemos contar com eles, e com o Diomande também. Está num processo de integração, mas ainda não vai para este jogo".
Sporting pode dar mais: "Estou muito satisfeito com a resposta que a equipa tem dado ao longo dos jogos. Agora, é lógico que há sempre margem para melhorar, seja no processo ofensivo, no defensivo, nos esquemas táticos... Temos muito para melhorar, é não baixar o que temos conseguido e tornarmo-nos ainda melhores, sem demonstrar satisfação pelo que vamos conseguindo, ao longo do tempo. Temos de ir sempre à procura de mais e melhor, e o espírito desta equipa é muito isso".
Últimos resultados
Estoril: D-E-D-V-D
Sporting: V-D-V-V-V
Últimos onzes
Estoril: Joel Robles; Ricard Sánchez, Kévin Boma, Ferro, Felix Bacher, Tiago Parente; Jordan Holsgrove, Nodar Lominadze; Rafik Guitane, João Carvalho e Yanis Begraoui.
Sporting: João Virgínia; Georgios Vagiannidis, Gonçalo Inácio, Zeno Debast, Ricardo Mangas; Morten Hjulmand, Giorgio Kochorashvili; Geovany Quenda, Francisco Trincão, Pedro Gonçalves e Luis Suárez.
Ausências
Estoril: Xeka, Gonçalo Costa e Jandro Orellana (lesionados).
Sporting: Nuno Santos e Daniel Bragança (lesionados).
Leia Também: 'Pilares' são para segurar. Os dossiês nas mãos de Varandas no Sporting