Procurar

O fim de uma era. Sergio Busquets anuncia o 'adeus' ao futebol

Sergio Busquets torna pública a decisão de colocar um ponto final na carreira, aos 37 anos de idade, assim que o Inter Miami der por terminada a presente temporada de 2025.

O fim de uma era. Sergio Busquets anuncia o 'adeus' ao futebol

© Getty Images

Carlos Pereira Fernandes
26/09/2025 07:25 ‧ há 1 dia por Carlos Pereira Fernandes

Desporto

Inter Miami

Sergio Busquets recorreu, na madrugada de quinta para sexta-feira, às redes sociais para tornar pública a decisão de colocar um ponto final na carreira, aos 37 anos de idade, assim que o atual clube, o Inter Miami, der por terminada a presente temporada desportiva de 2025, na MLS, o principal escalão do futebol norte-americano.

 

"Olá a todos. Sinto que chegou a hora de dizer 'adeus' à minha carreira enquanto futebolista profissional. Foram quase 20 anos a desfrutar desta história incrível com a qual sempre sonhei. O futebol deu-me experiências únicas, em locais maravilhosos, com os melhores companheiros de viagem. Tenho recordações muito felizes da minha infância. Do Badía à equipa de reservas do Barcelona, passando por Barberà, Lleida e Jabac", começou por afirmar.

"Obrigado ao Barcelona, o clube da minha vida. Foi lá que cumpri os meus sonhos de infância de vestir a camisola que amava, em centenas de jogos. Celebrei vários títulos e momentos únicos, em Camp Nou, que jamais irei esquecer. Obrigado à seleção espanhola. Foi uma honra representá-la em tantos jogos, e desfrutar de feitos que irão permanecer para sempre no meu coração", prosseguiu.

"Obrigado ao Inter Miami por deixar-me fazer parte de um clube novo e em crescimento, no qual queria viver uma nova experiência e contribuir com a minha parte. Obrigado a todos os meus companheiros, ao staff e a toda a gente com quem partilhei tantos momentos bonitos e inolvidáveis. O melhor que levo é todos vós. Obrigado aos adeptos de todo o mundo pelo seu afeto, amor e respeito. Espero ter sido capaz de vos retribuir com uma pequena parte de tudo aquilo que significaram para mim", completou.

O internacional espanhol fez, ainda, questão de não esquecer a família, na hora da despedida: "Sempre me acompanhou, desde que era um pequeno rapaz, em todos os relvados, dando tudo para me ver-me feliz e ajudando-me a cumprir os meus sonhos. À minha mulher e aos meus filhos, que foram e são os pilares da minha vida, obrigado, por terem estado sempre ao meu lado, nos bons e nos maus momentos. Amo-vos muitíssimo. Estes serão os meus últimos meses nos terrenos de jogo. Irei retirar-me bastante feliz, orgulhoso, realizado e, sobretudo, grato. Muito obrigado a todos vós. Espero ver-vos, em breve".

Títulos e mais títulos

Formado no Barcelona, Sergio Busquets acabou por realizar grande parte da carreira, em Camp Nou. Ao todo, participou em 722 jogos oficiais, somando 18 golos e 43 assistências, e conquistando, ainda, nove títulos de campeão espanhol, sete Taças do Rei, sete Supertaças de Espanha, três Campeonatos do Mundo de Clubes, três Ligas dos Campeões e três Supertaças Europeias.

Ao serviço da principal seleção espanhol, aquele que é considerado, unanimemente, um dos melhores médios-defensivos da história ergueu, ainda, um Campeonato do Mundo e um Campeonato da Europa. Em 2023, optou por mudar-se para os Estados Unidos da América, sendo que, até ao momento, arrecadou uma Leagues Cup, com a camisola do Inter Miami.

Leia Também: Messi brilha (outra vez) e Inter Miami garante playoffs da MLS

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si