O Conselho de Disciplina (CD) da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) divulgou, esta quinta-feira, o mapa de castigos referentes aos jogos da sexta jornada das I e II Ligas, com destaque para as multas aplicadas no Rio Ave-FC Porto (0-3), da passada sexta-feira.
O comportamento dos adeptos dos dragões presentes no Estádio dos Arcos acabou por conduzir à maior fatia de penalizações monetárias, desde os cânticos contra o rival Benfica aos insultos dirigidos a José Mourinho, treinador que fez história pelos azuis e brancos antes de assinalar o seu regresso ao emblema da Luz.
No que ao experiente técnico de 62 anos diz respeito, um grupo de adeptos situado na bancada visitante gritou repetidamente e em uníssono o cântico "Mourinho é gay, Mourinho é gay, é pan******... Mourinho é gay, Mourinho é gay, é pan******...". Tal momento verificado ao minuto 86 valeu uma multa de 3.190 euros e levou a Liga Portugal a enquadrar o ato dentro da categoria de "agressões verbais que sejam discriminatórias e atentem contra a dignidade humana em função do género, raça ou afins, assumem um qualificado desvalor ético-jurídico e representam um exemplo de comportamento que perturba ou ameaça a ordem e a disciplina".
Para além disso, em dois momentos distintos do encontro em Vila do Conde, o público azul e branco entoou cânticos contra o rival Benfica e ainda foram exibidas duas faixas "com dimensões superiores às legalmente permitidas", onde se lia "Lampiões à rasca... A Liga do Teixeira desenrasca", em referência ao presidente da Liga Portugal, Reinaldo Teixeira. Tudo isto valeu um castigo na ordem dos 1.122 euros.
"Aos 31 e 87 minutos de jogo, os adeptos afetos à sociedade desportiva visitante, FC Porto, melhor identificados pela cor das suas vestes, cachecóis e adereços, localizados na bancada central poente, Lateral Norte, setores 1 e 2B, local exclusivamente reservado e ocupado por adeptos desta sociedade desportiva (DENTRO DA ZCEAP), entoaram em uníssono e repetidamente o cântico: "SLB, SLB...filhos da p***, SLB" (...)", pode ler-se num primeiro momento.
"Aos 34 minutos de jogo, os adeptos afetos à sociedade desportiva visitante, FC Porto, melhor identificados pela cor das suas vestes, cachecóis e adereços, localizados na bancada central poente, Lateral Norte, setores 1 e 2B, local exclusivamente reservado e ocupado por adeptos desta sociedade desportiva (DENTRO DA ZCEAP), entoaram em uníssono e repetidamente o cântico: "Benfica é m***...Benfica é m****...", acrescenta-se ainda no referido documento.
Contas feitas aos castigos provenientes das bancadas, o FC Porto será forçado a pagar 4.312 euros, sendo que, acrescentando o valor do cartão amarelo mostrado ao reforço Pablo Rosario, o valor sobe para um total de 4.389 euros.
Leia Também: FC Porto confirma presença no jogo em Arouca, mas aponta o dedo à Liga
Leia Também: Francesco Farioli surpreende. Eis os onzes do Salzburgo-FC Porto