Procurar

Número 7 'desenha' 7.ª maravilha do FC Porto na estreia na Liga Europa

As notas do RB Salzburgo-FC Porto, que atirou os dragões para junto dos líderes da fase de liga única da Liga Europa, por via de um golo de William Gomes ao cair do pano.

Número 7 'desenha' 7.ª maravilha do FC Porto na estreia na Liga Europa

© Getty Images

Miguel Simões
26/09/2025 07:18 ‧ há 2 dias por Miguel Simões

Desporto

Liga Europa

Sete triunfos originaram sete maravilhas e, para a última estrela, apareceu William Gomes, o número 7 do FC Porto, no dramático triunfo alcançado frente ao RB Salzburgo (0-1), esta quinta-feira, naquela que foi uma entrada a ganhar na fase de liga única da Liga Europa.

 

Os dragões fizeram até fizeram uma primeira parte melhor do que a segunda e, além de uma bola madrugadora à trave, ainda contaram com um golo anulado a Jan Bednarek por mão de Samu Aghehowa. A verdade é que foi no segundo tempo que apareceu o tão desejado golo.

As alterações de Francesco Farioli pouco ou nada pareciam estar a acrescentaram ao FC Porto numa primeira instância, sendo que o RB Salzburgo ainda assustou com um golo anulado a Petar Ratkov , após indicação do VAR, devido a fora de jogo de Moussa Yeo.

Golaço ou 'frango'? William Gomes deixa FC Porto em festa ao cair do pano

Golaço ou 'frango'? William Gomes deixa FC Porto em festa ao cair do pano

William Gomes entrou no reduto do RB Salzburgo para evitar o primeiro 'tropeção' da época para o FC Porto, com o golo da vitória a aparecer no último minuto do tempo de compensação, na estreia na Liga Europa.

Miguel Simões | 22:16 - 25/09/2025

William Gomes lá apareceu. Primeiro, obrigou Alexander Schlager a uma atenta defesa a evitar um golaço e, pouco depois, a história foi outra. Aos 90+3', novamente de fora da área, o avançado brasileiro - que havia sido lançado aos 53 minutos - atirou para o fundo das redes e entregou os três pontos aos azuis e brancos.

Desta forma, apoiado no sétimo triunfo ao sétimo jogo da época, o FC Porto passa a somar os mesmos três pontos que Sporting de Braga, Panathinaikos, Ludogorets, Aston Villa, Dínamo Zagreb, FSCB, Olympique Lyon, AS Roma, Midtjylland, Lille, Estugarda, Friburgo e Genk no topo da classificação da Liga Europa.

Vamos então às notas da partida:

Figura

William Gomes entrou para decidir. Habituado a golos recheados de classe, o avançado brasileiro foi lançado ao minuto 53 e, já depois de ter assustado o guarda-redes adversário à beira do minuto 90, fez questão de mexer com o marcador no último minuto de compensação, com um remate de fora da área, pleno de intenção, a gerar a 'loucura' entre os jogadores e os adeptos do FC Porto presentes em Salzburgo.

Surpresa

Jakub Kiwior já se afirmou no eixo da defesa do FC Porto desde que se estreou e, ao fim de três jogos pós-Arsenal, continua em altas, ao lado do compatriota Jan Bednarek, tendo mesmo sido uma das unidades mais importantes em campo esta quinta-feira. O internacional polaco ganhou todos os duelos que teve pela frente e deu o 'corpo às balas' quando Diogo Costa mais precisou, revelando-se uma autêntica... 'parede' azul e branca.

Desilusão

Torna-se ingrato em certa parte, mas Alexander Schlager acabou por estar ligado ao lance que decidiu o encontro, permitindo a euforia gerada pelo golo tardio de William Gomes. Ficou a sensação de que o guarda-redes austríaco não fez o suficiente para impedir que a bola entrasse no fundo das redes, com uma abordagem algo leviana face à importância de um momento, num jogo em que pouco teve de se aplicar... até àquele momento.

Treinadores

Thomas Letsch alterou várias peças em relação à mais recente equipa inicial que havia sido apresentada e, embora o Salzburgo não tenha entrado bem, houve oportunidades de sobre para dar cor ao marcador ainda antes do intervalo. Após a tripla mexida do FC Porto, o técnico alemão procedeu a quatro alterações de uma assentada e, de certa forma, 'desconfigurou' o jogo nos últimos minutos, culminando mesmo na perda de um ponto.

Francesco Farioli apenas promoveu uma mudança no onze inicial por comparação ao último jogo, frente ao Rio Ave (0-3), ao lançar Zaidu Sanusi para o lugar de Francisco Moura, naquele que foi um jogo globalmente pobre do ponto de vista tático. Ainda assim, se é verdade que as substituições pareciam não estar a surtir efeito, tudo mudou quando William Gomes se afirmou como a grande arma proveniente do banco de suplentes.

Árbitro

Vassilis Fotias protagonizou uma arbitragem segura e sem casos polémicos à mistura, tendo mostrado saber como controlar o encontro no capítulo disciplinar. Nos golos anulados a cada uma das equipas, o árbitro grego teve olho para identificar a mão de Samu Aghehowa antes da recarga de Jan Bednarek e, mais tarde, beneficiou da ajuda do VAR para corrigir a decisão do seu árbitro assistente, que não havia assinalado um fora de jogo ao Salzburgo.

Leia Também: 'Sal' tardio gera 'loucura'. FC Porto aplica sétimo mandamento na Europa

Leia Também: Assim, sim. FC Porto e Sporting de Braga entram a ganhar na Liga Europa

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si