O FC Porto deu, ao final da manhã desta quarta-feira, por terminados os trabalhos de preparação tendo em vista o encontro da jornada inaugural da fase de liga da Liga Europa, perante o Salzburgo, numa sessão na qual os 15 primeiros minutos foram abertos à comunicação social, e na qual Francesco Farioli teve motivos para sorrir.
Isto porque Alberto Costa, Martim Fernandes e Alan Varela, que, na véspera, realizaram treino integrado condicionado, receberam 'luz verde' por parte do departamento clínico dos dragões e já treinaram sem qualquer tipo de limitação, junto dos companheiros de equipa, pelo que, à partida, poderão vir a regressar à lista de convocados de Francesco Farioli.
Em sentido inverso, Luuk de Jong (que se ficou, uma vez mais, pela sala de tratamento) e Nehuén Pérez (que se mantém sob vigilância, depois de ter sido submetido a uma intervenção cirúrgica a uma rutura total do tendão de Aquiles, que deverá mantê-lo arredado dos relvados, pelo menos, até ao final da presente temporada) não pisaram, uma vez mais, o relvado do complexo do Olival.
O plantel principal azul e branco tem viagem agendada para a Áustria para as 15h00 (hora de Portugal Continental). Mais tarde, a partir das 18h30, será realizado um 'walk around' pela Red Bull Arena, que se seguirá, 15 minutos depois, da tradicional conferência de imprensa de antevisão ao encontro, na qual Francesco Farioli e Jan Bednarek irão responder às questões dos jornalistas.
Quanto ao embate com o Salzburgo propriamente dito, terá lugar pelas 20h00 de quinta-feira. Vassilis Fotias é o juiz nomeado pela UEFA, e irá liderar uma equipa de arbitragem 100% grega, composta pelos assistentes, Andreas Meintanas e Michail Papadakis, pelo quarto árbitro, Alexandros Tsakalidis, pelo VAR, Angelos Evangelou, e, finalmente, pelo AVAR, Soren Torks.
'Cara nova' no Olival
Destaque, ainda, para o facto de Francesco Farioli ter 'promovido', para junto do plantel principal do FC Porto, João Teixeira, médio de apenas 19 anos de idade que tem vindo a dar nas vistas, esta temporada, ao serviço da equipa B, tendo sido utilizado por João Brandão num total de três jogos, ao cabo dos quais somou uma assistência.
O internacional sub-19 português deverá, de resto, seguir viagem com a restante comitiva azul e branca, rumo à Áustria, até porque o treinador italiano está 'órfão' de uma solução alternativa para o centro do terreno, visto que Stephen Eustáquio irá cumprir castigo, devido ao cartão vermelho que recebeu no último jogo internacional da época passada, diante da AS Roma.
O calendário do FC Porto na Liga Europa
Além do Salzburgo, o FC Porto também terá pela frente, na fase de liga da Liga Europa, o Estrela Vermelha (a 2 de outubro, no Estádio do Dragão), o Nottingham Forest (a 23 de outubro, no City Ground), o Utrecht (a 6 de novembro, no Stadion Galgenwaard), o Nice (a 27 de novembro, no Estádio do Dragão), o Malmo (a 11 de dezembro, no Estádio do Dragão), o Viktoria Plzen (a 22 de janeiro, na Doosan Arena) e o Rangers (a 29 de janeiro, no Estádio do Dragão).
Leia Também: Froholdt encanta no FC Porto: "Tem aquilo que impressiona em Hjulmand"