O FC Porto viaja esta quinta-feira até ao território da Áustria para defrontar o RB Salzburg num jogo que marcará a estreia de ambas as equipas na fase de liga desta edição da Liga Europa, na Red Bull Arena, a partir das 20h00.
Os dois conjuntos nunca se defrontaram na sua história, mas já houve 'cruzamentos' com clubes dos países do adversário, com registos muito positivos para os azuis e brancos, mas o clube da marca da Red Bull também tem boas memórias das visitas a Portugal.
Embate com austríacos pode ser bom presságio
A equipa do FC Porto não tem tido dificuldades em derrotar as equipas da Bundesliga da Áustria nos jogos efetuados nas competições europeias, seja na Liga Europa (ou antiga Taça UEFA) ou mesmo na Liga dos Campeões.
Há, no entanto, outra boa indicação sobre o facto de que o FC Porto estar a jogar frente a uma equipa austríaca na fase de liga, antigamente conhecida como fase de grupos, já que, conforme o histórico indica, nas duas vezes em que defrontaram equipas desse país nos grupos da Liga Europa ou Taça UEFA, acabaram mesmo por conquistar esses troféus - Taça UEFA 2002/03 e Liga Europa 2010/11.
Apesar de a amostra ser representativa, não tira conclusões, dado que os dragões apenas defrontaram o Austria Viena e o Rapid Viena. Ainda assim, os resultados não mentem e dão boas indicações a Francesco Farioli para a sua estreia com o clube da cidade Invicta nas provas da Europa, já que nunca perderam na sua história frente a equipas deste país, somando apenas um empate em seis jogos disputados.
O mais longíquo ocorreu perto do início do século XXI, com a temporada 2002/03 a dar duas vitórias frente ao Austria Viena, por 1-0 em reduto austríaco e 2-0 na sua casa a contar para a fase de grupos da Taça UEFA. Depois disso, temos mais dois triunfos, desta feita frente ao Rapid Viena, na temporada 2010/11, por 3-1 fora de portas e 3-0 no Estádio do Dragão.
O único encontro em que os azuis e brancos não saíram vitoriosos aconteceu mesmo na Liga dos Campeões de 2013/14, num empate que acabou por ser decisivo para a não passagem do FC Porto à fase a eliminar, dado que falhou essa meta por apenas um ponto. O 'culpado'? Austria Viena, que foi até à cidade Invicta roubar um ponto, com um empate a uma bola, quando tinha havido vitória portuguesa na Europa Central, pela margem mínima de 1-0.
Registo do Salzburg frente aos lusos é de altos e baixos
O mais recente registo da equipa do RB Salzburg frente a uma equipa portuguesa dá esperanças ao FC Porto, dado que os austríacos perderam, em 2023/24, no seu reduto, com o Benfica, por 3-1, com golos a serem marcados por Di María, Rafa e ainda Arthur Cabral.
No entanto, nem tudo são rosas na Áustria. já que até aí, nenhuma equipa portuguesa tinha vencido na casa do Salzburg, com o Vitória a sofrer uma derrota pesada por 3-0 na temporada 2017/18, quando disputava a Liga Europa, e outra vez pelo mesmo resultado, ainda que apenas depois de prolongamento, novo 3-0, desta feita frente ao Sporting, na Taça UEFA 1993/94, quando ainda tinha o nome de Casino Salzburg.
Dada a boa forma do FC Porto no campeonato e tendo em conta a fase difícil dos austríacos na Bundesliga, poderá ser dado algum favoritismo ao conjunto dos azuis e brancos, ainda que esse tenha de ser comprovado em campo.
Acompanhe, em direto, a partir das 20h00 desta quinta-feira, a partida entre o RB Salzburg e o FC Porto, com o Desporto ao Minuto.
Leia Também: Mão cheia de baixas para Farioli no regresso do FC Porto à Liga Europa