Procurar

Penálti 'ajuda' Sporting vergar Moreirense e a manter pressão no FC Porto

Trincão protagonista na vitória leonina (3-0), num jogo complicado para os leões, que quase pagaram caro a falta de eficácia ao longo dos 90 minutos, no encerramento da sexta jornada da I Liga.

Penálti 'ajuda' Sporting vergar Moreirense e a manter pressão no FC Porto

© Getty Images

Luis Júnior
22/09/2025 22:14 ‧ há 1 semana por Luis Júnior

Desporto

I Liga

Foi um daqueles jogos. O Sporting apenas pode, esta segunda-feira, queixar-se de si mesmo por uma vitória (magra), por 3-0, na receção ao Moreirense, no encerramento da sexta jornada da I Liga.

 

O avançado Luis Suárez começou por dar início ao triunfo, aos 76', na sequência de uma grande penalidade, conquistada por Francisco Trincão. No entanto, o avançado colombiano foi o nome maior do desperdício leonino, que voltou a subjugar o adversário. O guarda-redes André Ferreira saiu do Estádio José de Alvalade, com uma par de defesas de grande nível.

Antes do apito final, Pedro Gonçalves (90') e Fotis Ioannidis (90'+4) selaram a conquista dos três pontos.

Com esta vitória, o Sporting subiu, à condição, ao segundo lugar, com 15 pontos, menos três do que o FC Porto, que continua cem por cento vitorioso no campeonato.

Filme do jogo

Para este jogo, Rui Borges promoveu uma revolução na defesa, com as entradas de Zeno Debast, ao lado de Gonçalo Inácio, Vagiannidis e Ricardo Mangas para os corredores laterais.

Do lado dos cónegos, Vasco Botelho da Costa não teve receio de estrear André Ferreira na baliza e Gilberto Batista no centro da defesa.

O primeiro sinal de perigo pertenceu aos locais. Aos 2', Zeno Debast deixou Luis Suárez na cara de André Ferreira, que levou a melhor sobre o avançado colombiano. Aos 8', novo duelo entre os dois protagonistas, novamente com André Ferreira a defender o remate do camisola 97 dos leões, servido desta feita por Pedro Gonçalves.

A entrada forte dos leões pedia o golo, mas esse demorou em aparecer. Aos 12', mais uma situação flagrante de golo, com Gilberto Batista impedir a festa de Luis Suárez em cima da linha de golo.

A equipa do Moreirense não abdicou das suas ideias de jogo, assentes num jogo apoiado a envolver todos os elementos, inclusive o guarda-redes, que ia travando as sucessivas investidas leoninas. Ao minuto 19, o pé direito impediu o golo de Vagiannidis. Pouco depois, aos 22', Trincão tentou colocar a bola junto ao poste mais afastado, mas a tentativa saiu ligeiramente ao lado.

Aos 24', Luis Suárez ganhou na raça a Marcelo e caminhou isolado em direção à baliza. O ponta de lança driblou o guarda-redes, mas revelou pontaria a mais na finalização, atirando ao poste!

Os sucessivos ataques à baliza dos minhotos iam acontecendo, mas por uma razão ou outra, a bola teimou em entrar e o nulo persistiu ao intervalo. Em termos de estatísticas, o Moreirense apenas venceu no capítulo dos cantos: 4 contra 3.

Golos apenas no quarto de hora final, com Trincão em destaque

Na etapa complementar, Alanzinho esboçou uma tentativa de remate, com a bola embater no corpo de  Kochorashvili, antes de ir parar às mãos de João Virgínia.

Rui Borges não estava satisfeito com o que estava a ver e fez duas mexidas aos 54', com as entradas de Morita e Maxi Araújo para os lugares de  Kochorashvili e Ricardo Mangas.

O segundo teve a oportunidade de abrir o ativo aos 61', após uma bela jogada individual, deixando dois adversários pelo caminho, já dentro da área. No entanto, a finalização com o pior pé, o direito, foi ter encontro à malha lateral, dando sensação de golo no estádio.

Aos 69', Pedro Gonçalves fez o seu 'movimento' característico, com um passe para a baliza, mas André Ferreira revelou estar a grande altura, defendendo a bola para canto.

O Sporting carregou e foi recompensado aos 74', com uma falta de Landerson Araújo sobre Trincão dentro da área. O capitão Morten Hjulmand deixou a bola para Luis Suárez. O sucessor de Viktor Gyokeres- eleito o melhor avançado do mundo na gala da Bola Ouro- não sentiu a pressão do estádio nos seus ombros e enganou André Ferreira na cobrança do castigo máximo.

Até ao apito final, Pedro Gonçalves substituiu Luis Suárez no desperdício, mas o camisola 8 lá conseguiu o seu golo, aos 90, novamente de grande penalidade, conquistada pelo endiabrado Trincão.

A cereja em cima do topo de bolo foi aos 90'+4, com a estreia a marcar de Fotis Ioannidis, após assistência de Alisson Santos.

Leia Também: Trincão eleito o homem do jogo no Sporting-Moreirense: "Não marquei..."

Leia Também: Vasco Sousa reage ao Sporting-Moreirense: "Resultado é exagerado"

[Notícia em atualização]

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si