Procurar

E vão 15. Leixões também está na 3.ª eliminatória da Taça de Portugal

Penálti de Bica fez a diferença, na visita à Naval 1893, permitindo à equipa de Matosinhos juntar-se a AD Marco 09, Belenenses, Sintrente, Lusitânia de Lourosa, Felgueiras, Sporting da Covilhã, Farense, Portimonense, Caldas, Chaves, S. João Ver, Alpendorada, Louletano e Benfica Castelo Branco.

E vão 15. Leixões também está na 3.ª eliminatória da Taça de Portugal

© Getty Images

Carlos Pereira Fernandes
21/09/2025 15:55 ‧ há 2 dias por Carlos Pereira Fernandes

O Leixões tornou-se, ao início da tarde deste domingo, no 15.º clube a carimbar o passaporte para a terceira eliminatória da Taça de Portugal, graças ao triunfo conquistado na deslocação ao Estádio Municipal José Bento Pessoa, sobre a Naval 1893, por 0-1.

 

O golo que fez a diferença, na Figueira da Foz, surgiu à passagem dos 52 minutos, e contou com a assinatura de José Bica, que não vacilou, na hora de cobrar uma grande penalidade, fazendo a bola 'beijar' o fundo das redes sob a alçada do guarda-redes adversário, Leonardo Ferreira, e sentenciando o resultado final.

A equipa de Matosinhos junta-se, desta maneira, na próxima fase (onde já entraram em cena as equipas da I Liga), a AD Marco 09, Belenenses, Sintrente, Lusitânia de Lourosa, Felgueiras, Sporting da Covilhã, Farense, Portimonense, Caldas, Desportivo de Chaves, São João de Ver, Alpendorada, Louletano e Benfica Castelo Branco, que deixaram para trás O Elvas, Marítimo, Vizela, Castrense, Sanjoanense, Ovarense, Vidago, Vitória Sernache, Fátima, Paredes, Vasco da Gama Vidigueira, Estrela da Calheta, Operário de Lagoa e Angrense, respetivamente.

Ainda este domingo, pelas 15h00 (hora de Portugal Continental), jogar-se-ão, em simultâneo, o Bragança-Brito, o Oriental-Fafe, o Atlético CP-Rebordosa, o Espinho-Almodôvar, o Celoricense-Mafra, o Marinhense-Mosteirense, o Lusitano de Évora-Serpa, o Silves-Oliveira do Hospital, o Nogueirense-Águias do Moradal, o Monção-Oliveirense, o Sacavenense-União de Leiria, o Peniche-1.º Dezembro, o Rebordelo-Gouveia, o Nazarenos-Paços de Ferreira, o Correlhã-Torreense, o Resende-Feirense, o Portimonense B-Penafiel, o Portalegrense-Académico de Viseu, o Comércio e Indústria-Salgueiros, o Ançã-Vinhais, o Limianos-Vila Meã, o Olivais e Moscavide-União da Serra, o Amarante, União de Santarém, o União de Lamas-Atlético da Malveira, o Vila Caiz-Elétricos, o Fazendense-Mirandela, o Machico-Vila Real, o Moncarapachense-Anadia, o Trofense-Vianense e o Mortágua-Marialvas.

O último 'bilhete' desta ronda da prova rainha do futebol nacional ficará entregue pelas 16h00, no Estádio Municipal Fornos de Algodres, onde irão medir forças o Fornos de Algodres e o Charneca da Caparica.

Leixões ainda procura a estabilidade

Este foi, de resto, um resultado particularmente importante para o Leixões, que continua em busca da estabilidade, esta temporada, uma vez que, ao longo de seis jogos disputados em todas as competições, somou um total de três vitórias, um empate e duas derrotas (estas duas, nos dois últimos encontros, contra Farense e Leixões, ambas por 0-2).

A equipa orientada por João Nuno Fonseca tem lugar reservado na terceira eliminatória da Taça de Portugal, ao passo que, na II Liga, mora na sexta posição, com os mesmos sete pontos de Torreense, Farense, Desportivo de Chaves, Felgueiras e Portimonense.

A Naval 1893, por seu lado, viu a prestação na prova rainha do futebol nacional terminar, depois de, na ronda anterior, ter deixado para trás o Clube Académico do Fundão, por categóricos 3-0, à 'boleia' dos golos de Mamadu Sané (aos 38 e aos 45+1 minutos) e Nuno André (aos 59).

Agora, os homens de Carlos Neves passam a centrar todas as atenções na Série C do Campeonato de Portugal, onde são terceiros classificados, com seis pontos, menos quatro do que os líderes, o União da Serra, e menos três do que os segundos classificados, o Vitória de Sernache (que tem um jogo em atraso).

Leia Também: 'Tomba gigantes'? Sintrense bate Vizela e prossegue na Taça de Portugal

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si