A Prefeitura da Região de Provence, Alpes e Côte d'Azur anunciou, em forma de comunicado emitido através das plataformas oficiais ao início da tarde deste domingo, que o encontro 'cabeça de cartaz' da quinta jornada da Ligue 1, entre Marseille e Paris Saint-Germain, não irá ter início às 19h45 (hora de Portugal Continental), ao contrário do que estava estipulado.
"De acordo com as previsões da Météo-France, toda a região será, ao final desta tarde, atingida por um episódio mediterrânico que irá causar chuva e tempestades significativas. A chuva acumulada pode atingir entre 70 a 90 milímetros, em certos locais, e, num plano local, 120 milímetros, no espaço de poucas horas", pode ler-se.
"Estas previsões meteorológicas apontam para que chuvas intensas possam ocorrer em todo o país, entre as 19h00 e as 22h00 [hora local, entre as 18h00 e as 21h00, em Portugal Continental], no início e no final do jogo, que previa juntar quase 70.000 adeptos, no Stade Vélodrome", prossegue.
"Nesse sentido, e tendo em conta os melhores interesses de consistência e segurança para todos, a perfeitura tomou a decisão de cancelar o jogo entre o Marseille e o PSG, desta noite. A Liga de Futebol Profissional e os clubes foram informadas, com antecedência", completa a nota.
#VigilanceOrange 🟠 #OMPSG Information importante :
— Préfet de la région Provence-Alpes-Côte d'Azur (@Prefet13) September 21, 2025
Annulation du match OM-PSG ce dimanche 21 septembre 2025 pic.twitter.com/tGXV2R95M6
Afinal, quando vai jogar-se?
Para já, ainda não existe qualquer tipo de previsão quanto à data na qual este embate pode vir a realizar-se. Ainda assim, o prefeito de Bouches-du-Rhône, Georges-François Leclerc, assegurou, à Agence France-Press (AFP), que "o reagendamento será feito muito rapidamente", tendo já estabelecido contacto com ambos os clubes.
A esta mesma agência noticiosa, um porta-voz do Marseille sublinhou que o clube "respeita as regras", mas assumiu existir a expetativa de que seja possível que seja possível jogar-se já na segunda-feira, até para aproveitar a 'onda' de lesões que vai afetando o plantel principal dos campeões europeus em título.
Para este Clássico do futebol gaulês, o treinador, o espanhol Luis Enrique, não iria poder contar, não só com o internacional francês João Neves, como também com Ousmane Dembélé, Désiré Doué e Bradley Barcola, todos eles a conta com problemas de ordem física.
Esta possibilidade depende, de resto, exclusivamente de um encontro de vontade dentre ambas as formações, uma vez que o próximo duelo do Marseille é só na próxima sexta-feira, no Stade de la Meinau, perante o Strasbourg, ao passo que o do PSG será no Parque dos Príncipes, no sábado, frente ao Auxerre.
Como se encontra a tabela?
Até ao momento, na quinta jornada da Ligue 1, registaram-se triunfos de Olympique Lyon (sobre o Angers, por 1-0), Brest (sobre o Nice, por 4-1) e Lens (sobre o Lille, por 3-0), assim como um empate a duas bolas entre o Nantes e o Rennes. Para as 14h00 deste domingo, está agendado o Paris FC-Strasbourg, e, para as 16h15, o Le Havre-Lorient, o Auxerre-Toulouse e o Monaco-Metz.
O PSG partilha, neste momento, a liderança da tabela com o Olympique Lyon, equipa orientada pelo treinador luso Paulo Fonseca, sendo que ambos somam 12 pontos, embora os primeiros tenham menos um jogo disputado. Mais atrás, na oitava posição, encontra-se o Marseille, com seis pontos.
Leia Também: Lyon iguala PSG no topo, com Paulo Fonseca em 'liberdade condicional'