Cinco jornadas, cinco vitórias. O Liverpool deu, ao início da tarde deste sábado, continuidade àquele que está a revelar-se um arranque de temporada 'demolidor', na Premier League, desta feita, ao receber e bater o Everton, por 2-1, no tão aguardado dérbi de Merseyside, que deu o 'tiro de partida' para a quinta ronda.
Os campeões ingleses em título protagonizaram uma entrada em campo 'a todo o gás', de tal maneira que, ao cabo de apenas dez minutos, já festejavam o primeiro golo, da autoria de Ryan Gravenberch, que, em grande estilo, deu o melhor seguimento possível a um cruzamento do inevitável Mohamed Sala.
Já aos 29 minutos, o internacional neerlandês voltaria a dar cartas, desta feita, ao 'rasgar' a defesa adversária com um passe rasteiro para Hugo Ekitiké, que deixou para trás James Tarkowski, em velocidade, e colocou a bola no fundo das redes à guarda de Jordan Pickford, para provocar uma nova 'explosão' de alegria.
Logo no arranque do segundo tempo, os eternos rivais respoderam, na sequência de um autêntico 'míssil' da autoria de Idrissa Gueye, que não deu qualquer tipo de hipótese de defesa ao brasileiro Alisson Becker, e que manteve as dúvidas em torno do resultado final, até ao soar do derradeiro apito.
Resta, apenas, referir que, na formação visitante, Beto, avançado luso-guineense que, em Portugal, representou União de Tires, Benfica, Oeiras, Olímpico do Montijo e Portimonense, foi aposta a titular por parte da formação visitante, tendo saído, ao intervalo, para dar o lugar ao francês Thierno Barry, após uma exibição menos conseguida.
Feitas as contas, com este triunfo, o Liverpool passa a somar 15 pontos conquistados em nove possíveis, o que o deixa na liderança isolada do principal escalão do futebol, com seis pontos de vantagem sobre o lote de segundos classificados, formado por Arsenal, Tottenham e Bournemouth, que, no entanto, têm menos um jogo disputado. Já o Everton, é sexto classificado, com os mesmos sete pontos do Sunderland, que também ainda terá de entrar em ação.
A equipa orientada por Arne Slot vira, agora, todas as atenções para a entrada em cena na temporada de 2025/26 da Taça da Liga. Pela frente, na próxima terça-feira, pelas 20h00 (hora de Portugal Continental), terá pela frente o Southampton, em Anfield, num duelo enquadrado na terceira eliminatória. Os homens de David Moyes, por seu lado, vão ao Molineux Stadium, medir forças com o Wolverhampton, precisamente ao mesmo tempo.
O que é que ainda falta jogar?
Ainda este sábado, na Premier League, pelas 15h00 (hora de Portugal Continental), jogar-se-ão, em simultâneo, o Bunrley-Nottingham Forest, o West Ham-Crystal Palace, o Wolverhampton-Leeds United e o Brighton-Tottenham. Mais tarde, pelas 17h30, haverá lugar ao Manchester United, e, às 20h00, o Fulham-Brentford.
Já no domingo, disputar-se-á o Bournemouth-Newcastle, o Sunderland-Aston Villa (ambos às 14h00) e, finalmente, o Arsenal-Manchester City (às 16h30), naquele que será o último e mais aguardado jogo de toda a quinta jornada do principal escalão do futebol inglês.
Leia Também: Para ver e rever. Golaço de Gravenberch desbloqueia o Liverpool-Everton