Procurar

Rui Costa apresenta Mourinho: "Uma honra, um privilégio tê-lo no Benfica"

As declarações de Rui Costa, presidente do Benfica, na tarde desta quinta-feira em conferência de imprensa, à margem da cerimónia de apresentação de José Mourinho como novo treinador do clube encarnado.

Rui Costa apresenta Mourinho: "Uma honra, um privilégio tê-lo no Benfica"

© Getty Images

Notícias ao Minuto
18/09/2025 16:06 ‧ há 2 semanas por Notícias ao Minuto

Desporto

Benfica

José Mourinho foi formalmente apresentado como novo treinador do Benfica no decorrer da tarde desta quinta-feira, regressando a uma casa que foi sua há 25 anos.

 

Rui Costa, presidente do clube da Luz, tomou da palavra na conferência de imprensa de apresentação do treinador português, de 62 anos, e destacou aquele que é o "orgulho" de ter o setubalense no comando técnico da turma encarnada.

"Como foi falado a seguir ao jogo da Liga dos Campeões, era nosso desejo que no próximo jogo, sábado, na Vila das Aves, já tivéssemos novo treinador. Apresentar o míster José Mourinho... dispensa apresentação. É para nós um grande orgulho e honra fazer voltar a uma casa que bem conhece, curiosamente 25 anos depois, um dos mais conceituados a nível mundial", começou por dizer Rui Costa.

"Vem de encontro a que fosse um treinador ganhador, com currículo ganhador, dificilmente encontraríamos um currículo mais vasto. As maiores felicidades, míster, neste prosseguimento de carreira. Que seja tão feliz nesta casa como nas outras, que tenha a capacidade de fazer um trabalho como tem feito na história futebolística. É uma honra, um privilégio ter José Mourinho como treinador do Benfica. Felicidades", acrescentou.

Já no decorrer da conferência de imprensa, Rui Costa explicou como pensou em José Mourinho para render Bruno Lage.

"Foi para mim um privilégio enorme perceber que ele tinha vontade de vir treinar o Benfica. Deu-nos força para achar que estávamos com a pessoa certa. Isso facilitou a escolha e a decisão final, por isso conseguimos estar aqui de forma a que o mister dê já o treino desta tarde", sublinhou o presidente encarnado, recusando a ideia de que a aposta em Mourinho seja um trunfo eleitoralista.

""Estou aqui como presidente do Benfica, estou a escolher um treinador para o Benfica. Faz-me confusão que se use esses termos. A nossa obrigação é o futuro do clube e não pensar em eleições era deixar o clube sem treinador até às eleições? Mourinho é treinador do Benfica porque consideramos que ele tem todos os pergaminhos para estar à frente de um clube como o nosso. Considerámos que tínhamos de alterar a equipa técnica e tinha de ser um treinador capaz de treinar um clube desta dimensão (...) Mourinho explicou como o contrato foi realizado e aproveito para agradecer ao mister. Há uma cláusula no final da temporada que deixa a possibilidade de quem estiver a liderar o clube de continuar ou não com o treinador. Estamos a contratar para o Benfica um treinador que não é indiferente ao nível mundial, trata-se de um dos nomes mais conceituados ao nível mundial. Assegurar o futuro do Benfica com um treinador de excelência", finalizou.

O antigo treinador do Fenerbahçe assinou um contrato que é válido até ao final da época 2026/27, num acordo que contém uma cláusula especial.

A contratação de Mourinho surge depois de o clube ter anunciado na madrugada de quarta-feira a saída do treinador Bruno Lage, tendo o Benfica informado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) que, 10 dias após o último jogo da época 2025/26, tanto o clube como o treinador podem rescindir contrato.

Mourinho regressa à Luz 25 anos depois de se ter estreado como treinador principal das 'águias', na época de 2000/01, então sob a presidência de João Vale e Azevedo, mas sairia três meses depois, em dezembro, já com Manuel Vilarinho como presidente.

Leia Também: As imagens da apresentação de José Mourinho como treinador do Benfica

Leia Também: Mourinho estreou-se como treinador no Benfica em aventura de 76 dias

Leia Também: Após 25 anos repletos de títulos, Mourinho volta à 'casa de partida'

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si