A ausência de Pedro Gonçalves foi a principal nota de destaque daquele que foi o último treino do plantel principal Sporting antes da entrada em cena na fase de liga da Liga dos Campeões, perante o Kairat Almaty, que teve lugar, ao final da manhã desta quarta-feira, na Academia Cristiano Ronaldo, em Alcochete, e cujos primeiros 15 minutos foram abertos à comunicação social.
O internacional português limitou-se a realizar exercícios de gestão física, no ginásio, pelo que não trabalhou junto dos companheiros de equipa, no relvado, tornando-se, desta maneira, num a incógnita para o encontro que está agendado para as 20h00 (hora de Portugal Continental) da próxima quinta-feira, no Estádio José Alvalade.
Ainda assim, nem tudo foram más notícias para o treinador verde e branco, Rui Borges, que, em sentido inverso, já pôde contar com Hidemasa Morita, que foi dado como recuperado dos problemas musculares dos dois últimos jogos, diante do FC Porto (derrota, por 1-2) e do Famalicão (vitória, por 1-2).
Significa isto que, agora, o boletim clínico dos leões passa a contemplar os nomes de Rui Silva, Ousmane Diomande, Geny Catamo, Nuno Santos e Daniel Bragança. De todos estes, só os dois últimos estão totalmente, arrumados da estreia na prova milionária, visto que estão a contas com lesões graves que remontam ainda à passada temporada.
Para compor o grupo de trabalho, Rui Borges recorreu, uma vez mais, à equipa B. Desta feita, para 'promover' Lucas Anjos, avançado de apenas 21 anos de idade, que o próprio fez estrear, na equipa principal, na passada temporada, no empate sem golos com o Borussia Dortmund, que culminou na eliminação dos playoffs de acesso aos oitavos de final da maior competição europeia de clubes.
Ainda esta quarta-feira, o timoneiro natural de Mirandela irá falar aos jornalistas, na companhia de um jogador por designar, numa conferência de imprensa que terá lugar no auditório do Estádio José Alvalade, a partir das 18h30, na véspera da receção aos cazaques.
O calendário do Sporting da Liga dos Campeões
Na fase de liga da prova milionária, recorde-se, o Sporting terá pela frente, não só o Kairat Almaty, como também Napoli (a 1 de outubro, no Estádio Diego Armando Maradona), Marseille (a 22 de outubro, em Alvalade), Juventus (a 4 de novembro, no Juventus Stadium), Club Brugge (a 26 de novembro, em Alvalade), Bayern Munique (a 9 de dezembro, na Allianz Arena), Paris Saint-Germain (a 20 de janeiro, em Alvalade) e, finalmente, Athletic Bilbao (a 28 de janeiro, em San Mamés).
Desde a temporada passada, recorde-se, esta fase da Liga dos Campeões é jogada numa tabela única (o chamado 'Modelo Suíço'), na qual todos os 36 participantes lutam para, no melhor dos cenários, terminarem entre os oito primeiros classificados, que se apuram, diretamente, para os oitavos de final.
As equipas que terminarem entre os nono e 24.º lugares serão remetidas para um playoff, ao passo que as 12 restantes ficam arredadas de todas as competições europeias.
Leia Também: João Simões 'dá ao chinelo' e reclama chance no Sporting já na Champions