Procurar

Francesco Farioli concede folga extra a oito jogadores do FC Porto

Diogo Costa, Jan Bednarek, Jakub Kiwior, Alan Varela, Eustáquio, Victor Froholdt, Rodrigo Mora e Diogo Fernandes não pisaram o relvado do Olival, no arranque da preparação para a visita ao Rio Ave.

Francesco Farioli concede folga extra a oito jogadores do FC Porto

© FC Porto

Carlos Pereira Fernandes
15/09/2025 12:47 ‧ há 21 horas por Carlos Pereira Fernandes

Desporto

I Liga

A equipa principal do FC Porto regressou, ao final da manhã desta segunda-feira, aos treinos, no complexo do Olival, perto de 48 horas depois de ter levado de vencida o Nacional, por 1-0, para dar o início aos trabalhos de preparação tendo em vista a visita ao Rio Ave.

 

Uma sessão na qual os dragões contaram com um plantel desfalcado, por via da decisão de Francesco Farioli em atribuir "um dia extra de folga" a Diogo Costa, Jan Bednarek, Jakub Kiwior, Alan Varela, Stephen Eustáquio, Victor Froholdt e Rodrigo Mora, segundo informa o clube, através das plataformas oficiais.

Na base da decisão do treinador italiano está o facto de estes sete jogadores terem cumprido "muitos minutos ao serviço das respetivas seleções, na pausa internacional". De fora, ficou, ainda, Diogo Fernandes, "após ter representado o FC Porto B, no passado domingo".

O guarda-redes de 20 anos de idade, recorde-se, ocupou a baliza da equipa orientada por João Brandão, no Estádio Luís Filipe Menezes, onde a equipa secundária dos azuis e brancos sofreu aquela que foi a quarta derrota consecutiva, perante a União de Leiria, por 1-2.

De forma a compor o grupo de trabalho, o antigo treinador do Ajax promoveu, para junto dos 'graúdos', Gonçalo Ribeiro, guardião de apenas 19 anos de idade, que, no embate relativo à quinta jornada da II Liga, foi suplente não utilizado.

Departamento clínico 'lotado'

Quem também não treinou sob as ordens de Francesco Farioli foi Nehuén Pérez, que, na véspera, foi operado com sucesso a uma rotura total do tendão de Aquiles, que, à partida, irá mantê-lo arredado dos relvados durante tudo aquilo que resta da presente temporada.

O internacional argentino já recebeu alta hospitalar e deu início à "recuperação pós-operatório", na sequência da grave lesão contraída no encontro do passado sábado, onde acabou por estar apenas cinco minutos em campo, antes de dar o lugar a Stephen Eustáquio.

O defesa-central junta-se, desta maneira, no boletim clínico do FC Porto aos companheiros de equipa Alberto Costa (que alternou entre o tratamento e o trabalho de ginásio), Martim Fernandes, William Gomes (que realizaram treino condicionado) e Luuk de Jong (que se limitou a fazer tratamento).

Neste momento, tudo aponta para que nenhum destes jogadores venha a recuperar a tempo da deslocação a Vila do Conde, onde os dragões terão pela frente o Rio Ave, pelas 20h15 (hora de Portugal Continental) da próxima sexta-feira.

Quanto ao próximo treino está agendado para a manhã desta terça-feira, à porta fechada, no complexo do Olival.

Como estão FC Porto e Rio Ave?

Ao cabo de cinco jornadas, o FC Porto ocupa a liderança isolada da I Liga, com 15 pontos conquistados em 15 possíveis, mais três do que a dupla de segundos classificados formada por Sporting e Moreirense (com o Benfica logo atrás, com dez pontos e um jogo em atraso).

O Rio Ave, por seu lado, mora imediatamente acima da 'linha de água', no 15.º lugar, com três pontos na 'bagageira', numa altura em que mantém uma partida em atraso.

Leia Também: 'Nehuén' nada fácil para Farioli. FC Porto perde Pérez e força reinvenção

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si