A UEFA anunciou, em forma de comunicado emitido através das plataformas oficiais ao final da manhã deste domingo, que Erik Lambrechts é o homem escolhido para apitar o encontro da jornada inaugural da fase de liga da Liga dos Campeões, que irá colocar, frente a frente, Benfica e Qarabag.
O belga terá como assistentes os compatriotas Jo de Weirdt e Kevin Monteny, e como quarto árbitro Nathan Verboomen, no jogo agendado para as 20h00 (hora de Portugal Continental) da próxima terça-feira. Bram van Driessche estará ao leme das operações do VAR, com a assistência do suíço Fedayi San, o último elemento estrangeiro desta equipa de arbitragem.
Este é, de resto, um juiz de memória... recente para o futebol nacional, uma vez que, ainda na passada terça-feira, esteve presente no triunfo conquistado por Portugal sobre a Hungria, na Puskás Árena, em Budapeste, num duelo a contar para a segunda jornada da fase de apuramento para o Campeonato do Mundo de 2026.
Erik Lambrechts, de 40 anos de idade, acabou por ficar diretamente ligado ao resultado final, uma vez que, aos 58 minutos, assinalou a grande penalidade que Cristiano Ronaldo acabaria por converter, para repor a igualdade no marcador. Os restantes golos portugueses pertenceram a Bernardo Silva e João Cancelo, e os húngaros a Barnabás Varga, que bisou.
Já esta temporada, o árbitro natural de Leuven apitou, ainda, a goleada aplicada pelo Sporting de Braga ao Lincoln Red Imps, na segunda mão do playoff de acesso à Liga Europa, a 28 de agosto. Bem antes, a 24 de novembro de 2015, esteve presente na derrota sofrida pelo FC Porto diante do Dínamo Kyiv, por 0-1, neste caso, relativa à UEFA Youth League.
O percurso do Benfica na Liga dos Campeões
Para chegar à fase de liga da Liga dos Campeões, recorde-se, o Benfica teve de deixar, primeiro, para trás o Nice (por um resultado agregado de 4-0, na terceira pré-eliminatória) e o Fenerbahçe (por 1-0, no conjunto das duas mãos do playoff), visto que, na passada temporada, não conseguiu ir além de um segundo lugar, na I Liga.
Agora, os homens de Bruno Lage terão pela frente, não só o Qarabag, como também o Chelsea (a 30 de setembro, em Stamford Bridge), o Newcastle (a 21 de outubro, em St. James' Park), o Bayer Leverkusen (a 5 de novembro, no Estádio da Luz), o Ajax (a 25 de novembro, na Johan Cruyff Arena), o Napoli (a 10 de dezembro, no Estádio da Luz), a Juventus (a 21 de janeiro, no Juventus Stadium) e, finalmente, o Real Madrid (a 28 de janeiro, no Estádio da Luz).
Se quiser apurar-se diretamente para os oitavos de final daquela que é a maior competição europeias de clubes, a formação encarnada terá de conquistar um lugar entre os oito primeiros classificados. As 16 posições seguintes valer-lhe-ão uma vaga nos playoffs, ao passo que todas as restantes significarão a eliminação imediata das provas europeias, esta temporada.
Leia Também: O rumor da semana: Poderá Bernardo Silva regressar mesmo ao Benfica?