O Sporting passou com alguma dificuldade, este sábado, o duro teste no Minho. Os leões venceram, por 2-1, no terreno do Famalicão, com direito a reviravolta no jogo da quinta jornada da I Liga.
Gustavo Sá (17') ainda fez sonhar os locais, mas Pedro Gonçalves (22') restabeleceu a igualdade, naquele que foi o primeiro golo sofrido pelos famalicenses na presente edição do campeonato.
Na etapa complementar, Luis Suárez (65'), servido por Pedro Gonçalves, selou o triunfo leonino, num jogo marcado pela estreia do avançado Fotis Ioannidis de leão ao peito.
Além dos três pontos, o Sporting subiu à vice-liderança da competição, com 12 pontos, a três do líder do FC Porto.
Filme do jogo
Pedro Gonçalves quebrou a solidez defensiva
Depois da derrota (1-2) no Clássico, frente ao FC Porto, o Sporting estava 'obrigado' a dar uma resposta na casa de um rival, que ainda não tinha perdido nem sequer concedido um golo nos quatro jogos realizados até então.
Sem Rui Silva e Geny Catamo, baixas de última hora, João Virgínia e Geny Catamo foram chamados a jogo por Rui Borges, que também apostou no grego Vagiannidis na função de lateral-direito.
O primeiro sinal de perigo apareceu aos 5'. Na sequência de um livre estudado, Morten Hjulmand devolveu a bola para o coração da área, com Luis Suárez a tentar um remate acrobático, mas a bola saiu por cima da barra.
A resposta famalicense apareceu pouco depois, aos 9', através de um disparo de Rodrigo Pinheiro, que chegou a assustar o estreante guarda-redes João Virgínia.
Pese o domínio leonino, os locais deram sempre um ar da sua graça e chegaram à vantagem ao minuto 17, fruto de um cabeceamento à queima-roupa de Gustavo Sá, na sequência de um canto.
A alegria dos minhotos durou pouco tempo. Aos 22', Geovany Quenda tirou um coelho da cartola, com um passe magistral, encontrando Pedro Gonçalves. O avançado internacional português não tremeu e colocou a bola entre as pernas do gurdião Carevic. O camisola 8 assinou o quarto golo na Liga e é o melhor marcador dos bicampeões nacionais na prova.
A tentativa de sair a joga quase custou caro ao Famalicão. Aos 30', Mathias de Amorim errou o passe e Trincão atirou ao lado! Oito minutos volvidos, Luis Suárez pensou que operou a reviravolta no marcador, mas o avançado colombiano encontrou-se em posição irregular, após notável passe de Giorgi Kochorashvili.
Segunda parte de leão
O arranque da etapa complementar reservou uma entrada forte do leão. Aos 48', Ricardo Mangas serviu para o remate de Geovany Quenda, que viu a bola a ser devolvida pelo poste direito.
O médio Giorgi Kochorashvili deixou a vergonha nos balneários e subiu mais no terreno, permitindo o coletivo verde e branco exercer maior pressão no meio-campo adversário.
Aos 65', nota para a reviravolta leonina. Num lance de insistência dentro da área famalicense, Pedro Gonçalves foi o mais esclarecido e deu a bola para a finalização certeira de Luis Suárez, que está num excelente momento individual, comprovado pelos quatro golos marcados pela Colômbia na pausa internacional.
Pese a vantagem da turma verde e branca, Rui Borges recorreu ao banco de suplentes e lançou Maxi Araújo- de regresso à competição após lesão- e o estreante Fotis Ioannidis, que juntou-se a Luis Suárez na frente de ataque.
Em tempo de compensação, o jovem João Simões- primeira aparição na presente temporada- esteve perto de sentenciar a partida, mas o remate foi defendido com a ponta dos dedos por Carevic.
O Sporting resistiu ao forcing final do Famalicão, incapaz de causar perigo na segunda parte. Com esta vitória, os leões, à semelhança do FC Porto, capitalizam o deslize caseiro do Benfica (1-1) frente ao Santa Clara.
Leia Também: Saiba o ponto de situação de Nehuén Pérez após grave lesão no FC Porto
Leia Também: FC Porto vence sem convencer, mas é líder isolado à 'boleia' de Samu
Leia Também: Benfica 'conforta' Nicolás Otamendi após erro crasso. Eis a publicação