O nome de Lucas Akins voltou a estar no centro das atenções, esta sexta-feira, na sequência da decisão do Mansfield Town em inscrevê-lo no plantel da temporada 2025/26, apesar de se encontrar... preso.
O avançado do clube que milita na terceira divisão de Inglaterra, recorde-se, foi detido no passado mês de abril, após se ter declarado culpado pela morte de Adrian Daniel, ciclista de 33 anos, num acidente de viação que ocorreu em março de 2022.
Três anos depois do sucedido, o futebolista natural de Grenada foi condenado a uma pena de 14 meses de prisão, até ao verão de 2026, mas a verdade é que o Mansfield Town teve em consideração a possível redução da sanção judicial para metade, de forma a poder contar com o jogador ainda na presente temporada.
Recorde-se que, no passado mês de maio, após toda a polémica em torno de Lucas Akins, o Mansfield Town já havia garantido que estava "a considerar a sua posição acerca do jogador", garantindo também na altura que não iria "tecer mais comentários sobre o assunto".
Poderá jogar esta época?
Acredita-se que, segundo a BBC Sport, Lucas Akins possa ser libertado ainda antes do Natal, de forma a regressar aos relvados pela equipa da terceira divisão inglesa, isto apenas e só se a pena for reduzida para metade (sete meses)
Vale a pena recordar que o acidente aconteceu perto de Huddersfield, quando o futebolista, acompanhado pelos seus filhos, não obedeceu a um sinal de prioridade, embateu com o seu Mercedes G350 StationWagon (avaliado em 200 mil libras, o que equivalente a cerca de 230 mil euros) no ciclista de 33 anos, precisamente a idade que o avançado tinha na altura.
Adrian Daniel não teve morte imediata, porém, não conseguiu recuperar das graves lesões sofridas, acabando mesmo por morrer dez dias depois do acidente, na saída da Crossland Factory Lane para a Huddersfield Road. Lucas Akins ainda foi a jogo, mas viria a declarar-se culpado mais tarde, até ser formalmente condenado em abril do ano passado.
Recorde-se que o experiente avançado, de 36 anos, iniciou o seu percurso como futebolista sénior no Huddersfield Town, passando depois por clubes como Northwich Victoria, Hamilton, Partick Thistle, Tranmere Rovers, Stevenage e Burton Albion - este último entre 2014 e 2021.
Desde então, Lucas Akins encontra-se no Mansfield Town há quatro temporadas, com um total de 28 golos marcados, para além de 14 assistências, em 154 partidas. O último jogo, recorde-se, aconteceu no passado dia 21 de abril, na derrota diante do Reading (1-5), a contar para a 44.ª jornada, a antepenúltima da prova, sendo que só depois de ter ido a jogo é que foi oficialmente submetido a uma pena de 14 meses de prisão, algo que deu que falar (e muito) no futebol inglês... e não só.
Leia Também: Lá fora: Chelsea alarmado em Inglaterra e Clássico já 'aquece' em Itália