Gustaf Lagerbielke está no centro de uma polémica algo inusitada nos Países Baixos, uma vez que o seu nome passou a integrar uma lista de cidadãos dados como desaparecidos, na cidade de Enschede, sensivelmente dois meses após ter sido oficializado como reforço do Sporting de Braga.
Uma das muitas 'caras novas' do plantel dos arsenalistas encontrava-se ao serviço dos neerlandeses do Twente, por empréstimo do Celtic, tendo acabado por trocar os Países Baixos por Portugal no passado verão, razão pela qual deixou a região onde se encontrava para 'abraçar' uma nova aventura. Tal mudança do jogador sueco não passou propriamente despercebida em Enschede.
"O município de Enschede realizou uma extensa investigação sobre a localização das residências destes indivíduos. Esta pesquisa mostra que não sabemos deles. Por esse motivo, o município encontra-se a a cancelar o registo destes indivíduos", pode ler-se na nota informativa publicada.
"Assim, estes indivíduos já não estão registados nos Países Baixos, tratando-se de algo que pode ter consequências no que diz respeito, por exemplo, a prestações, subsídios, pensões e assistência médica. Como não sabemos onde residem estes indivíduos, estamos agora a prestar estas informações", vincou de seguida o município de Enschede.
© Reprodução Gemeente Enschede
A referida lista é composta por 23 indivíduos, sendo que o primeiro nome é, precisamente, o de Gustaf Lagerbielke, nascido em 10 de abril de 2000 e dado como 'desaparecido' desde o passado dia 25 de julho.
Quando chegou a Portugal?
Gustaf Lagerbielke figurou como uma das primeiras apostas de Carlos Vicens no Sporting de Braga, num negócio que ficou confirmado por 2 milhões e 565 mil euros por 100% do passe dos jogador, tratando-se de um valor que ainda poderá ultrapassar o 3 milhões de euros, mediante os 550 mil euros estipulados mediante variáveis. O acordo, esse, foi assinado por cinco temporadas, sendo assim válido até junho de 2030.
De referir que o defesa-central de 25 anos começou por se destacar na formação do Djursholm e do AIK, tendo ainda passado por outros clubes suecos como Vasalunds, Sollentuna, Vasteras, Elfsborg e Degerfors IF. Na época 2023/24, deixou as terras nórdicas para rumar à Escócia, onde representou o Celtic, com um golo em dez jogos, sendo depois emprestado ao Twente, com o registo de dois golos e uma assistência num total de 32 encontros.
Esta época, Gustaf Lagerbielke rapidamente se afirmou entre as principais opções no clube do Minho, levando já nove partidas realizadas, sete das quais na condição de titular, entre cinco dos seis duelos dos bracarenses na fase de qualificação para a Liga Europa e as quatro jornadas já realizadas na I Liga. Por esta altura, encontra-se a contas com uma lesão muscular, sofrida ao serviço da seleção da Suécia, na preparação dos encontros diante de Eslovénia e Kosovo rumo ao Mundial'2026, pelo que deverá ficar afastado dos relvados entre duas a três semanas.
ia Também: Lagerbielke lesiona-se na seleção da Suécia e desfalca Sporting de Braga
Leia Também: Oficial: Roger troca Sp. Braga por Al-Ittihad... com valor astronómico