"Estou muito honrado por receber este fantástico prémio. Infelizmente, não posso estar em pessoa, mas queria agradecer aos jogadores, ao 'staff', a toda a gente do clube e aos adeptos, que tornaram isto possível com o seu apoio", afirmou o ponta de lança, de 27 anos, que se transferiu dos 'leões' para os ingleses do Arsenal em julho, numa mensagem audiovisual divulgada na gala anual da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP).
Gyökeres voltou a ser o jogador mais votado pelos treinadores e capitães dos 18 clubes da I Liga, prova na qual se sagrou melhor marcador nas últimas duas épocas, num total de 68 golos em 66 jogos, e venceu dois títulos pelo Sporting, mais a Taça de Portugal em 2024/25, que permitiram aos 'leões' revalidarem o estatuto de campeão nacional ao fim de 71 anos e alcançarem a 'dobradinha' 23 anos depois.
"Foi uma época inesquecível, ganhámos a I Liga e a Taça. Obrigado a todos e parabéns aos outros nomeados e vencedores. Obrigado aos que votaram em mim. Adoro-vos a todos", terminou.
Integrado na melhor equipa da temporada passada, a exemplo de 2023/24, o internacional sueco replicou os feitos dos avançados brasileiros Hulk (2010/11 e 2011/12) e Jonas (2014/15 e 2015/16) e do médio Bruno Fernandes (2017/18 e 2018/19), que também revalidaram o troféu de futebolista mais valioso do campeonato, atribuído desde 2005/06.
Gyökeres liderou em remates certeiros nos campeonatos europeus, mas não conquistou a Bota de Ouro, ao ficar atrás do francês Kylian Mbappé, com 31 pelo Real Madrid, pois os golos valem a dobrar na Liga espanhola, mas só multiplicam por 1,5 pontos em Portugal.
Em todas as competições, o avançado teve impacto direto em quase 53% da produção ofensiva do Sporting, com 54 golos e 13 assistências em 52 jogos, números ampliados ao serviço da Suécia, pela qual fez nove tentos e quatro passes para golo em seis partidas na Liga das Nações, prova conquistada por Portugal e da qual também foi melhor marcador.
A melhor época da carreira valeu a Gyökeres a mudança para o Arsenal na janela de transferências de verão, num negócio consumado por 65,8 milhões de euros (ME) fixos, mais 10,3 ME por objetivos, que proporcionou a venda mais cara da história do Sporting.
A terceira edição da gala Liga Portugal Awards arrancou às 19:00, na sede da LPFP, no Porto, premiando as melhores individualidades do futebol nacional na temporada passada.
Leia Também: Rui Borges distinguido como melhor treinador da edição 2024/25 da I Liga