O Observatório do Futebol (CIES) divulgou um estudo, que foi publicado nas plataformas oficiais na manhã desta quarta-feira, no qual traça uma extensa análise e apresenta os resultados de um modelo estatístico que prevê a probabilidade de conquista do título de campeão nacional para clubes em 29 campeonatos um pouco por todo o mundo.
De acordo com a nota oficial que acompanha estes resultados, este estudo do CIES foi desenvolvido para 29 ligas e baseia-se num modelo que "combina variáveis desportivas (dados de impacto sobre passes no campo adversário), variáveis económicas (taxas de transferência investidas para recrutar jogadores) e variáveis demográficas (minutos dos jogadores no último ano e nível desportivo dos seus jogos)".
Se olharmos apenas para o futebol português e para a I Liga, o Sporting parte como claro favorito a atingir o título e, por consequência, o bicampeonato. Os leões têm 39,3 por cento de probabilidades de voltarem a sagrar-se campeões nacionais.
Na segunda posição surge o Benfica, com 24,5% de hipóteses. Muito perto, e de forma algo surpreendente, surge o Sporting de Braga com 21,1%, à frente do FC Porto, que reúne 10% das probabilidades de ser campeão.
E nos grandes campeonatos da Europa?
Alargando o espetro para os cinco principais campeonatos europeus, o Liverpool, campeão em título em Inglaterra, é o favorito a revalidar o troféu de campeão da Premier League. Os reds somam 28.9%, das probabilidades, à frente do Arsenal (18.8%) e do Chelsea (16.2%).
Por Espanha, o Real Madrid é o favorito a levar a melhor na La Liga. Os merengues surgem com 40.6%) de conquistar o título, superando o atual campeão espanhol Barcelona (29.6%) e o Atlético de Madrid (22.1%).
Passando para Itália, o Inter é o favorito a conquistar o título de campeão da Serie A. O clube de Milão conta com 25.6% das possibilidades, à frente da Juventus, de Francisco Conceição e João Mário, que tem 18.2% e do vigente campão Napoli, que conta apenas com 17,4%.
Em França, o Paris Saint-Germain parte como favorito a voltar a vencer a Ligue 1. A turma da capital francesa, onde militam os portugueses João Neves, Vitinha, Nuno Mendes e ainda Gonçalo Ramos, surge com uns incríveis 73% de hipóteses de levantar o ceptro. Longe estão o AS Monaco, que conta com 7,7%, e o Marseille, que teve direito a 5,9%.
A fechar as denominadas big-5, o Bayern de Munique destaca-se de forma isolada para sair como vencedor da mais recente edição da Bundesliga. Os bávaros surgem com 61.4%, à frente do Borussia Dortmund (8.8%) e de Bayer Leverkusen (8,3%).
Probability to be champions as per @CIES_Football statistical model
— CIES Football Obs (@CIES_Football) September 10, 2025
#LFC 29% 🇪🇸 #RealMadrid 41% 🇫🇷 #PSG 73% 🇩🇪 #FCBayern 61% 🇮🇹 #Inter 26%
Data for all clubs in 2⃣9⃣ leagues and variables https://t.co/4nsfnnVuZ9 pic.twitter.com/0Pi9XqPMtJ
Leia Também: FC Porto, Sporting e Benfica conhecem árbitros para a 5.ª ronda da I Liga
Leia Também: FC Porto defende liderança, Sporting tenta regressar aos triunfos