"O The Legends Charity Game é muito mais do que um jogo. É um exemplo de como o desporto pode mobilizar a sociedade para causas maiores, transformando solidariedade em recursos que permitem reforçar as nossas respostas humanitárias. Cada contributo faz a diferença na vida de quem mais precisa", disse o presidente da CVP, António Saraiva, citado num comunicado.
O jogo de futebol pretende angariar mais de 1 milhão de euros para a CVP, a Cáritas Portuguesa, a Alerta Internacional e a Sociedade da Cruz Vermelha Ucraniana (URCS), instituições de solidariedade que apoiam populações e famílias em situações de grande vulnerabilidade, especialmente em situações de conflitos armados.
A Lusa tentou obter um comentário junto da Cáritas Portuguesa mas ainda aguarda resposta.
Organizada pela Sport Global Group, em colaboração com a Federação Portuguesa de Futebol (FPF), o evento realizar-se-á na próxima segunda-feira no Estádio José Alvalade, em Lisboa, a partir das 18:00, com um espetáculo pré-jogo.
O evento vai contar com a presença de vários antigos futebolistas nacionais e internacionais, como Luís Figo, Ricardo Carvalho, Nani, Ricardo Quaresma, Vítor Baía, Simão Saborosa, Fábio Coentrão, Nuno Gomes, Kaká, Roberto Carlos, Alessandro Del Piero, Carles Puyol, Javier Zanetti, Michael Owen, Peter Schmeichel e Cafu.
A CVP acrescenta que os jogadores entrarão em campo com 42 rapazes e raparigas, entre os 06 e os 14 anos, da sua equipa de futebol comunitária (Young Birds), maioritariamente constituída por migrantes, refugiados e jovens com necessidades especiais.
Haverá também uma atuação da banda Calema no intervalo do jogo.
"O Legends Charity Game é um apelo à união, à empatia e ao propósito", sublinha a Cruz Vermelha Portuguesa, realçando que "cada contributo angariado apoiará respostas humanitárias em Portugal, na Ucrânia e noutros contextos de crise internacional, levando esperança e dignidade a quem mais precisa".