Procurar

Hungria-Portugal: Viagem até à pérola do Danúbio para engatilhar o sonho

Depois da goleada contra a Arménia no arranque da qualificação para o Campeonato do Mundo do próximo ano na América do Norte, equipa das quinas joga esta terça-feira em Budapeste um encontro que pode encaminhar o apuramento.

Hungria-Portugal: Viagem até à pérola do Danúbio para engatilhar o sonho

© Getty Images

Rodrigo Querido
09/09/2025 07:14 ‧ há 3 dias por Rodrigo Querido

Desporto

Antevisão

Depois da goleada na estreia, eis o segundo passo rumo ao Mundial'2026. Após a goleada do passado sábado diante da Arménia (0-5), Portugal joga, esta terça-feira, em casa da Hungria, em jogo da segunda jornada do grupo F desta qualificação europeia.

 

Na noite de hoje, Portugal atua pela quinta vez na cidade de Budapeste, uma cidade de boa memória para o lado luso e com vitórias nas últimas visitas.

No total, a equipa das quinas soma quatro vitórias na capital húngara, registando oito golos marcados e apenas um sofrido, tento esse acontecido logo na primeira deslocação a 'contar' a Budapeste, em 1998.

Já a última deslocação de Portugal até solo húngaro aconteceu em pleno Euro'2020, disputado em 2021 Na altura, o lusos venceram a Hungria na reta final da primeira jornada do grupo F, com os golos tardios de Raphael Guerreiro (84') e Cristiano Ronaldo (87' e 90'+2).

Portugal 'come' húngaros ao pequeno-almoço (e 'receita' recomenda-se)

Portugal 'come' húngaros ao pequeno-almoço (e 'receita' recomenda-se)

Portugal e Hungria preparam-se para defrontar pela 15.ª vez, esta terça-feira, perante um histórico de confrontos altamente sorridente para a seleção das quinas. Em território húngaro, os portugueses só conhecem uma 'receita': ganhar.

Miguel Simões | 06:54 - 08/09/2025

Segue-se agora novo encontro em Budapeste. Uma nova vitória neste apuramento poderá encaminhar a qualificação para o Mundial'2026, isto quando se seguem dois jogos em casa no mês de outubro em que o assunto do apuramento poderá mesmo ficar encerrado.

O jogo tem apito inicial agendado para as 19h45 (horário de Portugal Continental) desta terça-feira, na Puskás Aréna, em Budapeste, com arbitragem do belga Erik Lambrechts, sendo que poderá acompanhar as incidências da partida, em direto, no Desporto ao Minuto.

Treinadores em discurso direto

Marco Rossi:

Objetivo: "A nossa tarefa é dificultar a vida aos portugueses. Se formos habilidosos e tivermos sorte, a partida pode terminar com um resultado positivo. O objetivo é tentar ganhar, mas um empate já não seria mau."

Qualidade do rival: "Com jogos com apenas três dias de intervalo, Portugal pode colocar praticamente qualquer um jogador dos 23 como titular e nada muda. Nós não temos um plantel tão forte à nossa disposição. Temos de considerar quem está em melhor forma e condição física para montar a equipa."

Motivação: "Se um jogador de futebol pode defrontar uma equipa com jogadores de classe mundial e em que também joga uma lenda como Cristiano Ronaldo e, mesmo assim, não ter a motivação ideal, enquanto não devia ser jogador de futebol."

Roberto Martínez:

Com que resultado iria sair satisfeito? "Falamos muito de resultados. Podes jogar muito bem e perder no futebol. O que estamos focados é na exibição, temos de mostrar a mesma atitude, concentração, a intensidade que mostrámos no último jogo e continuar a acrescentar durante os 90 minutos. No final é olhar para o resultado e avaliar. O foco é jogar bem, ser nós mesmos, mostrar personalidade. É um desafio jogar na Hungria, com um estádio cheio e um ambiente espetacular. O resultado depois vamos ver, mas o foco é tentar ganhar. Portugal quando joga tenta dar tudo para ganhar."

Uma das alterações na equipa será a entrada de Bernardo Silva? "Antes do jogo com a Arménia disse que era importante preparar os dois jogos em estágios de 72 horas entre jogos. Com a informação que temos, do aspecto físico e o momento do jogador durante a época e isso faz parte do que vamos tentar fazer amanhã. A rotina é treinar e decidir depois do treino, então é esperar mais 24 horas."

Este é um jogo-chave rumo ao apuramento para o Mundial? "Já falámos que a fase de apuramento só tem 6 jogos. O jogo-chave é o próximo. Estamos no estágio de setembro, o jogo de amanhã é essencial. Queremos mostrar o mesmo foco, concentração e atitude que tivemos com a Arménia e o resultado acontece a seguir à exibição. Temos seis jogos e precisamos de focar em todos como jogos essenciais e muito importantes."

Últimos resultados

Hungria: D-D-D-V-E

Portugal: D-V-V-V-V

Últimos onzes

Hungria: Dénes Dibusz, Loïc Nego, Attila Szalai, Willi Orbán, Milos Kerkez, Callum Styles, Bendegúz Bolla, Dominik Szoboszlai, Alex Tóth, Roland Sallai e Barnabás Varga.

Portugal: Diogo Costa, João Cancelo, Gonçalo Inácio, Rúben Dias, Nuno Mendes, Vitinha, João Neves, Bruno Fernandes, Pedro Neto, Cristiano Ronaldo e João Félix.

Ausências

Hungria: -

Portugal: Francisco Conceição (dispensado)

Leia Também: Portugal 'come' húngaros ao pequeno-almoço (e 'receita' recomenda-se)

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si