O mercado de transferências deste verão já fechou na grande maioria dos países da Europa, onde se inclui Portugal, mas há quem, fora do Velho Continente, tente apetrechar o plantel para a nova época. É o caso dos clubes na Arábia Saudita, onde a janela de transferências ainda está em aberto e só fecha na próxima quarta-feira, dia 10 de setembro.
O Desporto ao Minuto apurou esta segunda-feira que, tal como foi adiantado pelo jornal A Bola, Gonçalo Inácio está a ser alvo do interesse do fundo soberano da Arábia Saudita e, mais propriamente, do campeão em título Al-Ittihad.
Este interesse da Arábia Saudita em Gonçalo Inácio não é novo. Na reta final da janela de transferências em Portugal, Al-Ittihad e Al Nassr, de Cristiano Ronaldo, João Félix e Jorge Jesus, tinham avançado com ofertas que não foram ao encontro dos intentos do Sporting. Os leões recusaram 50 milhões de euros pelo internacional por Portugal.
Apesar da 'nega' por parte dos bicampeões nacionais, o interesse do Al-Ittihad não se ficou por aí. O Desporto ao Minuto sabe que o emblema saudita, que está em vias de perder um dos jogadores do eixo defensivo, tem Gonçalo Inácio no topo das preferências.
Nesse sentido, o emblema sediado na cidade saudita de Jeddah vai avançar nos próximos dias com uma oferta que pode aproximar-se ou mesmo chegar aos 60 milhões de euros da cláusula de rescisão do internacional por Portugal. Miguel Pinho, agente de Gonçalo Inácio, prepara uma viagem a Lisboa para apresentar essa oferta à SAD de Frederico Varandas.
O jogador, inclusive, está a par do interesse do clube da Arábia Saudita e poderá sair dos leões nos próximos dias. O defesa-central de 24 anos tem contrato com o Sporting válido até junho de 2027 e é peça fulcral na equipa de Rui Borges. Apesar disso, e caso a oferta seja do agrado de ambas as partes, Gonçalo Inácio pode mesmo mudar de ares.
Barcelona também de olho
Além do Al-Ittihad, também o Barcelona está na rota de Gonçalo Inácio. Nos últimos dias, o jornal Mundo Deportivo escreveu que o jovem defesa central do clube de Alvalade está na mira dos culés para ingressar no emblema espanhol, numa manobra que servirá para renovar as suas opções defensivas.
Este interesse surge na sequência de vários contratos estarem a terminar no final da presente temporada, como são os casos de Eric García e Andreas Christensen, tendo ainda direta conexão com a venda repentina de Iñigo Martínez para o Al Nassr, da Arábia Saudita.
Recorde-se que Gonçalo Inácio encontra-se de leão ao peito desde 2012/13, quando saiu do Almada AC para rumar às camadas jovens dos verde e brancos, pelos quais se estreou na equipa principal em 2020/21, pela mão de Ruben Amorim. Esta época, ao serviço do Sporting, o central de 24 anos fez cinco jogos e somou duas assistências.
Leia Também: Barcelona quer Gonçalo Inácio, mas pode 'tramar' Sporting de outra forma