Procurar

Espanha 'cavalga' nas costas de Merino. Alemanha sorri após pesadelo

Seleção espanhola foi até à Turquia e goleou por expressivos 0-4. Alemães empataram com a Irlanda do Norte. Bélgica derrotou o Cazaquistão em casa e a Polónia levou a melhor sobre a Finlândia.

Espanha 'cavalga' nas costas de Merino. Alemanha sorri após pesadelo

© Getty Images

Rodrigo Querido
07/09/2025 21:41 ‧ há 2 dias por Rodrigo Querido

A noite deste domingo foi recheada de inúmeros jogos relativos à qualificação rumo ao Campeonato do Mundo de 2026, na América do Norte. Sem direito a grandes surpresas, os favoritos venceram e houve até quem sorrisse pela primeira vez.

 

Comecemos pelo grupo A. A Alemanha, que na ronda anterior tinha perdido de forma surpreendente em casa da Eslováquia, levou a melhor diante da Irlanda do Norte e venceu em casa por 3-1. Mas não foi uma tarefa nada fácil para os eleitos de Nagelsmann.

A jogar no RheinEnergieStadion, em Colónia, os alemães abriram o marcador aos sete minutos por intermédio de Gnabry. No entanto, os visitantes deram boa conta de si e empataram o duelo em cima do minuto 34 através de Price.

Apertados para conquistarem os primeiros pontos nesta qualificação, os germânicos foram capazes de voltar para a frente do marcador com dois golos em três minutos. Saído do banco, Amiri assinou o 2-1 aos 69 minutos, com Wirtz a fixar o resultado final (72').

Após esta vitória, a Alemanha colocou-se no terceiro lugar com três pontos, os mesmos que a Irlanda do Norte. A Eslováquia, que venceu pela margem mínima no Luxemburgo, é líder do grupo A com seis pontos. Os luxemburgueses, com o benfiquista Leandro Barreiro no onze inicial, perderam devido a um golo de Rigo em cima do minuto 90, e ainda viram um tento anulado ao também benfiquista Tomás Cruz (58').

Passeio espanhol na Turquia com Merino a brilhar

No grupo E, Espanha continuou a caminhada vitoriosa nesta qualificação e goleou de forma expressiva a Turquia, por 0-6. Mikel Merino foi a grande figura da partida. O antigo jogador do Benfica Kerem Akturkoglu foi titular no encontro, ao passo que Orkun Kokçu partiu no banco de suplentes, de onde saiu ao minuto 68. Deniz Gul, do FC Porto, não foi opção.

Num encontro disputado no Konya Buyuksehir Belediye Stadium, em Konya, a turma de Luis de la Fuente tinha a partida praticamente resolvida ao intervalo. Pedri descontou para os espanhóis logo aos seis minutos, antes do bis de Mikel Merino (22' e 45+1').

A segunda parte contou com mais três golos dos espanhóis. Ferran Torres assinou o 0-4 aos 53 minutos, com Merino a chegar ao hattrick em cima do minuto 57. O bis de Pedri fechou as contas na Turquia (62').

Feitas as contas, Espanha liderada o grupo B com seis pontos, mais três do que a Geórgia, que esta tarde bateu a Bulgária por 3-0. A Turquia é terceira também com três.

Com Kochorashvili no onze, Geórgia bate Bulgária e luta pelo Mundial'2026

Com Kochorashvili no onze, Geórgia bate Bulgária e luta pelo Mundial'2026

O médio do Sporting foi titular nas escolhas do treinador Willy Sagnol, que contou com a ajuda da estrela da 'companhia' Khvicha Kvaratskhelia, Nika Gagnidze e ainda Georges Mikautadze para recolocar a Geórgia na luta pela qualificação para o Mundial'2026.

Davide Rodrigues Araújo | 15:53 - 07/09/2025

Bélgica espalha magia diante do Cazaquistão

No Lotto Park, na cidade belga de Anderlecht, a Bélgica também não encontrou dificuldades e goleou o Cazaquistão por 6-0, em jogo da quarta jornada do grupo J.

Com o sportinguista Zeno Debast titular na equipa orientada por Rudi Garcia, Kevin De Bruyne quebrou o nulo aos 42 minutos, servindo depois Doku para o segundo ao minuto 44. Raskin assinou o terceiro da equipa da casa no arranque do segundo tempo (51').

Doku bisou na partida em cima da hora de jogo, seguindo-se o bis de Kevin De Bruyne (84'). Meunier fechou as contas com um remate certeiro aos 87 minutos.

Ainda neste mesmo grupo, mas mais cedo no decorrer deste domingo, a Macedónia do Norte não teve contemplações e goleou o Liechtenstein por 5-0. Os macedónios seguem no topo da classificação com 11 pontos, mais um do que a Bélgica.

Polónia e Países Baixos vencem

A fechar o dia no que diz respeito à qualificação europeia rumo ao Mundial'2026, a Polónia venceu na receção à Finlândia (3-1), em jogo da quinta jornada do grupo G.

Com os portistas Jan Bednarek e Jakub Kiwior no onze inicial da formação da casa, os polacos foram para o intervalo a vencer graças aos remates certeiros de Matty Cash e do inevitável Robert Lewandowski (45+2').

A passe do avançado do Barcelona, Kaminski assinou o terceiro da Polónia no arranque da etapa complementar (55'). Kallman fez o tento de honra dos visitantes ao minuto 88.

Ainda na tarde de sábado, e neste mesmo grupo, os Países Baixos tiveram de suar para levar de vencida a Lituânia (2-3). Memphis Depay (11') e Quinten Timber (33') apontaram os dois primeiros golos dos neerlandeses, com Gineitis (36') e Girdvainis (43') a empatarem o jogo.

Memphis Depay, que esta tarde se coroou como o melhor marcador da história da seleção dos Países Baixos, fixou o resultado final aos 63 minutos.

Feitas as contas, Países Baixos e Polónia seguem taco a taco na liderança com dez pontos. Seguem-se a Finlândia com sete (3.º), Lituânia com três (4.º) e Malta com apenas dois.

Leia Também: Portugal treina em Budapeste com vários jogadores em recuperação

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si