Procurar

Foram heróis. Portugal perde ante Alemanha, mas cai de pé no Eurobasket

A seleção portuguesa de basquetebol não conseguiu o milagre frente à atual campeã do mundo da modalidade e ficou-se pelos oitavos de final desta edição do Eurobasket, naquela que foi a melhor prestação da sua história.

Foram heróis. Portugal perde ante Alemanha, mas cai de pé no Eurobasket

© Getty Images

Davide Rodrigues Araújo
06/09/2025 15:00 ‧ há 2 dias por Davide Rodrigues Araújo

Portugal enfrentou, este sábado, pelas 13h15, a Alemanha nos oitavos de final do Eurobasket num jogo que se realizou na cidade de Riga, na Letónia, e acabou por ser derrotado por um resultado de 85-58.

 

Este resultado não é surpresa nenhuma face ao poderio dos germânicos em ambas as vertentes do jogo, com muita eficácia a nível ofensivo e segurança na defesa, não fosse esta seleção a atual campeã do mundo da modalidade.

Mas desengane-se se foi uma vitória fácil por parte dos germânicos, uma vez que David fez frente a Golias e esteve sempre taco a taco no resultado até ao intervalo, apesar de um primeiro período ter terminado com vantagem de 17-12 para os campeões do mundo.

Aliás, Portugal foi mesmo a vencer contra todas as probabilidades, que anteviam uma derrota pesada para a turma das quinas. No entanto, os guerreiros portugueses mostraram a fibra de que se são feitos e acabaram por ir para o descanso com o parcial favorável de 32-31, com Neemias Queta a dominar e a ter jogadas de belo efeito frente aos seus adversários, ao fazer nove pontos e cinco ressaltos nos primeiros dois períodos, em apenas 11 minutos de utilização.

A resposta da Alemanha no início da segunda parte fez-se sentir, mas não deitou abaixo a equipa portuguesa, que foi novamente a lutar até ao fim do terceiro período pelo resultado, com um marcador de 52-51 à entrada para o derradeiro quarto da partida.

No entanto, o poderio ofensivo da Alemanha veio ao de cima, e os triplos que não tinham caído até aqui, começaram a entrar praticamente todos. Até ao terceiro período, apenas 11% de taxa de acerto por parte dos germânicos, que acabaram com 23,5% da linha de três pontos.

O resultado final terminou com uma vitória por 85-58 para a Alemanha, com Portugal a vender cara a derrota frente a uma das principais candidatas à conquista do título e, importante relembrar, atual campeã do mundo.

Destaque claro para a exibição de Neemias Queta, que apontou um duplo duplo, com 18 pontos e 11 ressaltos, com os alemães a terem também Dennis Schroder e Franz Wagner com 16 pontos cada um.

No entanto, os jogadores desta seleção portuguesa em nada podem ficar desiludidos, uma vez que fizeram história por Portugal, depois de chegarem pela primeira vez de sempre aos oitavos de final de uma prova internacional, que dá esperança de crescimento ao basquetebol nacional.

Como é que se chegou até aqui?

Portugal entrou no grupo A como uma das seleções a abater, mas que poderia causar surpresas e ser uma das quatro seleções a passar à fase a eliminar da competição. Com Turquia e Sérvia como claras candidatas a liderar o grupo e até estarem presentes nos jogos de atribuição de medalhas, e a Letónia a estar ainda uns passos à frente em termos de qualidade face à seleção das quinas, os lusitanos sabiam que dependiam de vitórias frente à Estónia e à Chéquia para sonhar com o apuramento e fazer história.

Ora, depois de um começo perfeito, com um triunfo frente aos checos, por 62-50, tudo parecia 'rosas' rumo aos oitavos de final da prova. no entanto, a realidade atacou de forma violenta, com três derrotas consecutivas que, apesar de espectáveis, colocavam o jogo frente à Estónia como um 'tudo ou nada' para os portugueses e tinha boas indicações do encontro ante a poderosa Sérvia, com quem perdeu por apenas 11 pontos, fazendo frente ao MVP da NBA por várias vezes nos últimos anos Nikola Jokic.

O jogo com a Estónia chegou e havia um handicap gigante no apoio, visto que o jogo ocorreu em Rita, na Letónia, país vizinho da equipa adversária. No entanto, ambientes difíceis nunca foram obstáculo para os portugueses ao longo da sua história, pelo que houve equilíbrio dentro da quadra.

Ao intervalo, um resultado de 32-27 era o que mostrava no placar, mas uma segunda parte incrível da seleção portuguesa fez com que o que parecia difícil acontecesse, mesmo sem contar com Neemias Queta, um dos mais  influentes da equipa das quinas, durante grande parte da segunda metade, por uma expulsão por dupla falta técnica depois de celebrar um cesto.

Leia Também: "É melhor voltar para África, uma vez que o seu orgulho é africano"

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si

Rede social

Revelados os melhores jogadores de 'EA Sports FC 26'. Há algum português?

Futebol

Revelados os melhores jogadores de 'EA Sports FC 26'. Há algum português?

Sobre rodas

Revelado o novo Renault Clio. Conheça o ícone 'revolucionado'

Renault

Revelado o novo Renault Clio. Conheça o ícone 'revolucionado'

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

IMPLICA EM ACEITAÇÃO DOS TERMOS & CONDIÇÕES E POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Mais lidas

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10