Procurar

Oficial: Ex-Sporting deixa elite do futebol feminino e reforça o FC Porto

Mariana Azevedo destacou-se no Sporting antes de passar por Famalicão e Sporting de Braga, igualmente na primeira divisão do futebol feminino, reforçando agora o FC Porto, que milita na segunda divisão.

Oficial: Ex-Sporting deixa elite do futebol feminino e reforça o FC Porto

© FC Porto

Miguel Simões
05/09/2025 19:15 ‧ há 17 horas por Miguel Simões

O FC Porto anunciou, esta sexta-feira, a contratação de Mariana Azevedo, ex-Sporting, para reforçar a equipa de futebol feminino para a nova temporada, já depois da subida da terceira para a segunda divisão. No caso da internacional portuguesa, que deixou o Sporting de Braga, trata-se de uma 'queda' da elite do futebol feminino para a divisão imediatamente abaixo

 

A passagem pelo Sporting foi um bocado difícil, especialmente por estar longe da família, mas sabia que era um passo importante para o meu futuro. Sinto que, a partir daí, continuei sempre a crescer a nível profissional. Há outra mística nos clubes profissionais e, apesar de o Valadares agora já se aproximar mais desse contexto, na altura eu ainda senti um choque de realidade. Acho que foi importante e fez parte do meu crescimento", admitiu a defesa-central de 29 anos, em declarações aos canais de comunicação oficiais do FC Porto.

Sou de uma geração que passou pela mudança do futebol feminino em Portugal e acho que o projeto do FC Porto é muito enriquecedor para a secção. É um projeto pioneiro e com muitas condições que podem fazer com que o feminino seja mais valorizado em Portugal. Sabemos que é uma Liga mais competitiva, mas estamos prontas para isso. Já estive com o mister Daniel Chaves e consegui perceber as ideias dele. Estamos muito bem entregues e, todos juntos, vamos sempre defender o FC Porto", vincou de seguida Mariana Azevedo, antes de traçar os objetivos para a nova época.

Quero ser campeã e conseguir elevar este emblema aos mais altos patamares do futebol feminino. Sabemos que este objetivo não é tão fácil de atingir, mas temos de mostrar em campo que merecemos. Só depois disso é que podemos pensar em ser campeãs, até porque as outras equipas também são muito boas, mas temos de estar preparadas para isso", acrescentou, deixando uma mensagem final aos adeptos do FC Porto: "Podem esperar uma jogadora com raça e que vai lutar ao máximo pelo clube. Podem contar comigo para lutar por esta casa, porque vocês merecem alegrias".

Recorde-se que Mariana Azevedo passou inicialmente pela formação do Forjães, até que se estrou como sénior no Vilaverdense, onde esteve entre 2012 e 2015. Mais tarde, esteve ao serviço do Valadares Gaia por duas temporadas. rumando ao Sporting por três anos, entre 2017 e 2020, numa altura em que conquistou não só um campeonato (2017/18), como também uma Taça de Portugal (2017/18) e, antes disso, duas Supertaças femininas (2016/17).

A defesa-central natural de Esposende passou ainda pelo Famalicão, nas temporadas 2020/21 e 2021/22, mantendo-se no Minho até chegar ao FC Porto, desta vez ao serviço do Sporting de Braga, onde totalizou 30 jogos em três temporadas. Agora, 'cai' da primeira para a segunda divisão feminina, como tantas outras jogadoras contratadas pelo FC Porto, com a missão de regressar à elite já na próxima temporada.

Leia Também: FC Porto apresenta novidades no arranque da preparação para o Nacional

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si