A seleção portuguesa de hóquei em patins não está a viver a melhor fase neste momento. Depois de duas derrotas nas outras jornadas da fase de grupos do Campeonato da Europa da modalidade, frente a Itália e França, a turma das quinas voltou a perder frente à poderosa seleção espanhola, por um resultado de 3-1.
Num Europeu que está a ser realizado em território português, os adeptos presentes nas bancadas do Pavilhão Multiusos Rota dos Móveis, em Lordelo, não têm tido muitas razões para festejar, o que acaba por deixar o ambiente nos jogos lusos um pouco 'frouxos'.
Martí Casas foi uma das figuras da partida, ao marcar os primeiros dois golos frente a Portugal e, apesar de Gonçalo Alves ter reduzido na segunda parte do encontro, os espanhóis voltaram a repor a vantagem de dois golos pouco depois com um remate cruzado e forte de Nil Roca.
Portugal ainda teve novo livre direto marcado pelo jogador que fez o golo português, mas o guardião espanhol não permitiu que a desvantagem fosse reduzida para a margem mínima.
Esta derrota, no entanto, não retira a seleção das quinas da fase a eliminar do torneio, já que esta edição da prova conta com dois grupos com quatro equipas cada, onde todas passam aos quartos de final e esta fase de grupos serve apenas para decidir os emparelhamentos da eliminatória.
De recordar que esta é uma competição que Portugal não vence desde 2016, com a Espanha a conquistar os três últimos troféus de forma consecutiva, levando de vencida a turma portuguesa em duas das três finais.
No entanto, há o bom presságio de que a conquista em 2016 foi em território português, com um triunfo sobre a Itália, pelo que o apoio dos adeptos poderá fazer a diferença daqui para a frente, ainda que Portugal esteja num momento de reestruturação da equipa.
E agora, Portugal?
Apesar de ter ficado no último lugar do grupo A, naquele que era considerado o 'grupo da morte', Portugal vai ter a possibilidade de continuar a lutar pela conquista desta edição do Campeonato da Europa de hóquei em patins nos quartos de final da competição.
Nessa fase da prova, os lusos irão encontrar a seleção da Andorra, que superou com facilidade a Suíça, a Alemanha e ainda a Áustria na fase de grupos, sendo a única equipa do 'lado' B que venceu um jogo.
Este encontro realiza-se já no dia de amanhã, 4 de setembro, novamente no horário do 'costume', pelas 21h45, onde os pupilos de Paulo Freitas procurarão mudar a sina e conseguir vencer o primeiro jogo nesta prova, de modo a passar às meias finais, onde, em caso de qualificação, irão defrontar o vencedor do duelo entre a Espanha e a Áustria, com os espanhóis a serem claros favoritos, não só nessa eliminatória, mas a vencer este Campeonato da Europa de hóquei em patins de 2025, depois de ter conquistado os últimos três troféus.
Leia Também: Portugal sem fôlego volta a perder no Europeu de hóquei frente à França